Pinheiral - 19/06/2019 | 09h14m
Pinheiral celebra Caminhada do Orgulho Autista
Terça-feira, 18, a Associação Coletivo Azul (ACA) com apoio da prefeitura celebrou a “Caminhada do Orgulho Autista”. A concentração ocorreu no Complexo Esportivo Professor Jair Máximo, no bairro São Jorge e a caminhada foi na Avenida Nilton Pena Botelho, onde foi entregue a população um informativo sobre como reconhecer o autismo.
Estiveram presentes no evento o prefeito, Ednardo Barbosa, a vice-prefeita, Sediene Maia, o secretário da Educação, Fernando Cabral, o presidente da ACA, Claudio da Rocha e a vice- presidente da ACA, Solange Andrade. A caminhada ocorre há cinco anos na cidade, com a intenção de conscientizar a população.
Solange Andrade, vice-presidente da ACA e mãe de um aluno autista, falou como foi criada a associação e a importância para a cidade. “A ACA iniciou com um grupo somente de mães, os pais foram chegando aos poucos. Há cinco anos fazíamos as nossas reuniões, porém no ano passado conseguimos registrar a nossa associação, onde nosso objetivo é lutar por todas as crianças que precisem de uma atenção especial”, disse Solange.
A Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo projetos de políticas públicas para o autismo. Dos cerca de 4.000 alunos da rede municipal, 71 possuem alguma síndrome. Por isso, segundo o secretário da Educação, Fernando Cabral, foram necessárias a criação do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da Sala de Apoio Pedagógico para a Educação Inclusiva (SAPEI), locais em que são desenvolvidas rotinas especializadas para cada aluno, onde a matriz educacional passada é a mesma de qualquer outra escola, com a diferença na maneira como é passada.
Ednardo Barbosa comentou sobre a importância do Poder Público estar sempre presente com a população para justamente entender como e onde pode atuar. “A caminhada é importante para conscientização do autismo, as pessoas ainda tem um preconceito muito grande em razão do desconhecimento. Por isso, durante o percurso foram entregues material para explicar o que é realmente o autismo. E precisamos sempre como Poder Público, ouvir e estar presente com a população e com isso desenvolvemos os projetos com a Secretaria de Educação, para envolver o aluno e a família, no intuito de orientar e capacitar esses pais e/ou responsáveis para saberem como proceder com o autismo e as outras síndromes”, disse.