Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | 15:39

Mangaratiba - 19/06/2019 | 09h19m

Educação entrega livros do método Boquinhas

A Secretaria de Educação realizou a entrega dos livros do método Boquinhas para todos os alunos e professores do nível quatro da educação Infantil e do primeiro ano do ensino fundamental. O objetivo da iniciativa é oferecer uma alfabetização inclusiva, e de qualidade para que todos os alunos.

Segundo o secretário de Educação, Valdemar Neto, foi uma experiência marcante para toda a equipe, desde o treinamento até a entrega dos livros. “Com toda certeza é um marco na educação do município, estamos muito felizes por essa conquista", completou.

SAIBA MAIS SOBRE O MÉTODO BOQUINHAS
No Boquinhas é adotada a abordagem multissensorial, em que vários inputs neuropsicológicos são recrutados em atividades elaboradas através de estimulação das percepções auditivas, visuais, consciência fonológica, análise e síntese, orientações espaço-temporais e outras. Assim, a criança é levada a ler e escrever em diversos ambientes e em diversas situações, em sala de aula, no parque ou no refeitório, utilizando todos os recursos que dispõe.

A leitura é a finalização e consequência dos conceitos internalizados, promovendo a aquisição da rota fonológica de maneira simples e rápida, favorecendo em seguida, com os exercícios propostos, o advindo da rota lexical de leitura, como continuidade natural do processo. Com isso, ele aumenta o interesse de ler, escrever e pensar, aprendendo com maior prazer, segurança e eficiência o uso significativo da leitura/escrita, bem como adquirem maior velocidade e consciência na sua aquisição, num tempo inferior ao que levariam se comparado ao ensino tradicional.

Além disso, Boquinhas estimula a criança a lidar com a língua escrita, mecanismo que a auxiliará, futuramente, a desenvolver um auto monitoramento e outras destrezas metacognitivas importantes para construir textos significativos, interpretá-los, identificar a informação mais importante, sintetizar e gerar pergunta.