Quatis - 28/06/2019 | 12h39m
São Joaquim receberá edição do torneio leiteiro
Realizado pela associação local de produtores rurais; Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural; e a EMATER-RJ (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro), a trigésima-primeira edição do torneio de São Joaquim, distrito da zona rural, acontecerá de 10 a 14 de julho. A programação do torneio, que é considerado um dos acontecimentos principais do calendário anual de eventos da prefeitura, foi divulgada pela prefeitura.
A abertura oficial do torneio leiteiro está prevista para quinta-feira, 11, às 21 horas. Na véspera, quarta-feira, 10, haverá chegada dos animais, às 18 horas, e a esgota, cujo horário de início será às 22 horas. As ordenhas serão realizadas nos dias 11, 12 e 13, sempre às seis horas (primeira ordenha), 14 horas (segunda ordenha) e às 22 horas (terceira ordenha). A premiação dos vencedores do torneio leiteiro está prevista para às 11 horas de domingo, 14.
Com relação à linha de shows, a programação prevê a apresentação dos seguintes artistas: cantora Francielly Gil e da dupla sertaneja Zé Vitor e Cuiabá (dia 12 de julho, às 20 e 23 horas, respectivamente); cantores Leandro Martins e Tiago Oliveira (às 20 e 23 horas, respectivamente) e cantor Dom Robert (dia 14, a partir de 13 horas).
O prefeito Bruno de Souza (MDB) destaca a importância do torneio leiteiro de São Joaquim, “não apenas no sentido de incrementar a atividade agropecuária, mas também visando divulgar as potencialidades do distrito”. São Joaquim é considerado estância turística rural através da lei municipal número 833 e da lei estadual 7.824, ambas do ano de 2017.
Cerca de 800 pessoas moram no distrito, que no século XIX foi um dos pontos de passagem dos tropeiros provenientes da então capitania de Minas Gerais, motivo pelo qual o local foi considerado um dos mais movimentados centros comerciais da região na época. Os casarões e outros imóveis resistiram o passar dos anos e permanecem como referência daquele tempo. A construção da primeira igreja do então povoado, a igreja do patriarca São Joaquim, por exemplo, ocorreu em 1.829.
- Comparecendo ao torneio leiteiro de São Joaquim, as pessoas conhecerão também um pouco da história deste distrito, onde a maioria dos moradores sobrevive da atividade agropecuária e que conserva o cenário bucólico do passado, daí o fato da comunidade ser considerada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro um polo cultural, histórico e turístico. A prefeitura antecipa o convite a todos no sentido de que prestigiem esse evento realizado há mais de 30 anos, isto é, quando Quatis ainda não tinha se emancipado de Barra Mansa - declarou o prefeito.