Quatis - 15/07/2019 | 08h21m
Quatis ultrapassa meta na vacinação contra gripe
O prefeito Bruno de Souza (MDB) manifestou seus cumprimentos aos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde pelos resultados positivos alcançados durante a campanha de vacinação contra a gripe.
Dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização mostram que a meta de vacinação na cidade foi ultrapassada nos grupos prioritários, que são os seguintes: crianças com até cinco anos, trabalhadores da área de saúde, gestantes, puérperas, idosos e professores.
A meta em todos os segmentos era vacinar pelo menos 90% do público-alvo, mas em todos estes grupos o índice de cobertura ficou acima do percentual estabelecido. O segmento que registrou o maior número de pessoas imunizadas foi o da puérperas (mulheres que deram à luz até 45 dias antes da aplicação do medicamento). Neste grupo, o índice de cobertura chegou a 123,53%.
No grupo das gestantes, a Secretaria de Saúde do Município conseguiu vacinar 106,73% do público-alvo. Nos demais segmentos, os percentuais de vacinados chegaram a 94,39% (trabalhadores da área de saúde); 94,35% (professores); 91,05% (idosos) e 90,42% (crianças menores de cinco anos).
Com estes resultados, a vacinação foi considerada encerrada nas unidades de saúde do município, sendo que apenas a segunda dose do medicamento em crianças continua sendo aplicada nos postos médicos.
- Todos os profissionais de saúde que atuaram direta ou indiretamente na campanha nacional de vacinação contra a gripe em nossa cidade, merecem nossos cumprimentos pelo trabalho eficiente, dedicado e realmente comprometido com a saúde dos moradores. Iniciamos a campanha no dia 24 de abril e até a segunda quinzena de junho alguns segmentos prioritários ainda não tinham batido a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Os profissionais das unidades médicas então redobraram os esforços e conseguimos atingir o percentual mínimo nos grupos principais. A cada profissional de saúde do município que participou da vacinação contra a gripe em 2019, expresso os meus mais sinceros agradecimentos - disse o prefeito.
O coordenador do Serviço de Imunização da prefeitura, Wendel Monteiro, disse que a campanha de vacinação na cidade mobilizou as seguintes categorias de servidores da Secretaria Municipal de Saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, recepcionistas das unidades médicas, técnicos de laboratório, maqueiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos. Em todo o estado do Rio de Janeiro, durante a campanha nacional de vacinação, o índice geral de cobertura foi de 92%.