Segunda-feira, 18 de novembro de 2024 | 22:37

Matérias - 18/10/2019 | 14h07m

Resende terá ação especial contra sífilis

Resende
Junto com a vacinação contra o sarampo e os exames preventivos da campanha do Outubro Rosa, o sábado, 19, será marcado por uma ação importante pelo Dia Nacional de Combate à Sífilis. O Serviço de Atenção Especializada (SAE) IST/HIV/Hepatites Virais, vai promover uma campanha de testes rápidos para detecção da doença, na sede da própria unidade, Rua DR. João Maia, 42, Centro, no Posto do Estado.

Os testes rápidos serão oferecidos de 8 às 15 horas neste sábado, mas podem ser feitos semanalmente, às terças-feiras, de 8h30min às 11 horas, também na sede do SAE. A coordenação do órgão destaca que não há necessidade de encaminhamento ou solicitação médica para fazer o teste, bastando comparecer ao local com um documento com foto e o cartão do SUS. Fora isso, o SAE funciona normalmente de segunda a sexta-feira, de 8 às 16 horas, e atende pelo telefone 3354-6752.

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST), considerada ainda um grave problema de saúde pública no país de uma forma geral. A transmissão da bactéria acontece através de relações sexuais sem preservativos e o mais grave, passa de mãe para filho durante a gravidez e o parto. Um dos maiores problemas é que muitas pessoas não apresentam sintomas e por isso, não sabem que estão infectadas. Daí vem a importância do teste rápido.

A Sífilis pode deixar graves sequelas nos recém-nascidos e causam complicações severas na fase avançada da doença.