Segunda-feira, 18 de novembro de 2024 | 22:31

Matérias - 18/10/2019 | 14h09m

Volta Redonda realiza exposição da Educação Especial

Volta Redonda
Com o tema ‘Respeito, afeto e equidade - porque todo aluno é capaz de aprender’, a II Exposição da Educação Especial da Rede Municipal de Volta Redonda começa sexta-feira, 18. Os trabalhos artísticos dos alunos da Educação Especial ficarão expostos para a população durante todo o fim de semana, no Piso S, no Sider Shopping. Este ano o evento conta com uma novidade: a apresentação das Salas de Recursos Multifuncionais, que são desenvolvidas em 12 unidades escolas municipais. São ambientes dotados de equipamentos, mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do atendimento educacional especializado e que atendem aos alunos com deficiência intelectual, física e múltiplas deficiências.

“É uma iniciativa que demonstra o compromisso da gestão e da SME em promover a socialização e a valorização dos alunos e professores da Educação Especial. A exposição vai motivar os alunos a seguirem sempre em frente, mesmo com as dificuldades. Precisamos promover sempre políticas públicas voltadas ao acolhimento e à inclusão, fundamentais neste processo”, explicou o prefeito Samuca Silva.

Os trabalhos expostos na mostra são das escolas Doutor Hilton Rocha, Professora Dayse Mansur da Costa Lima e o SEMEIA - Sítio Escola Municipal Espaço de Integração do Autista Thereza Chicarino Aguiar. A secretária de Educação, Rita Andrade, falou da importância da exposição e do atendimento realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais.

“Apresentar para a população o que a Educação Especial realiza é muito importante. Ela trabalha diversas atividades cognitivas com os alunos. Muitos deles desenvolvem trabalhos artísticos graças a esses incentivos vindos dos professores. Além dessas atividades, contamos com Salas de Recursos Multifuncionais, atendendo alunos no contraturno da escolarização e visando desenvolver as habilidades para complementar ou suplementar o processo de aprendizagem”, declarou.

A mostra vai ficar disponível para visitação diariamente de 9 às 21h, no Piso S, no Sider Shopping. Na sexta-feira, 18, às 12 horas, os alunos da Escola Municipal Doutor Hilton Rocha irão realizar uma apresentação musical. Para Taís Machado, chefe da Seção da Educação Especial da SME, compartilhar os trabalhos é muito significativo para os alunos.

“A exposição ‘Respeito, afeto e equidade - porque todo aluno é capaz e aprender’ foi preparada com muito cuidado e carinho pelas Equipes das Escolas Especializadas e Salas de Recursos envolvidas, com o apoio da Seção de Educação Especial da SME. Desejamos compartilhar com todos o trabalho em que acreditamos e o objetivo: para que cada aluno desenvolva ao máximo seu potencial de aprendizagem e habilidades sociais”, finalizou.