Matérias - 25/10/2019 | 11h53m
Educadores participaram de capacitação
Quatis
Paralelo ao encontro que reunirá professores para debater adaptações do conteúdo do aprendizado da rede municipal de ensino à Base Nacional Comum Curricular, cuja realização aconteceu quinta-feira, 24, no CIEP Municipalizado Marciana Machado De Elias, bairro Nossa Senhora do Rosário, a partir de 7h30min, a Secretaria de Educação, promoveu também uma capacitação aos funcionários de apoio da pasta sobre normas de segurança no ambiente de trabalho, entre outros temas relacionados ao exercício das atividades profissionais por este segmento.
No que diz respeito aos profissionais de apoio, a capacitação ocorrerá no mesmo local, ou seja, no CIEP, e na mesma data, só que em outras dependências da escola, a partir de de 8 horas. O encontro destinado a este segmento de trabalhadores da Secretaria Municipal de Educação reunirá, entre outras categorias de profissionais de apoio, cozinheiras, inspetores de alunos, motoristas, secretárias escolares, agentes administrativos, serventes e motoristas.
Segundo a secretária de Educação do Município, professora Patrícia Vidal, “a capacitação contará com o apoio do CEREST (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), e atende a uma iniciativa prevista no Plano Municipal de Educação, cuja proposta visa tornar cada vez mais eficiente o atendimento ao cidadão”.
Pelos cálculos da prefeitura, mais de 250 funcionários de apoio deverão participar das atividades de quinta-feira, que, no caso relacionado às normas de segurança no ambiente de trabalho, vão destacar principalmente os procedimentos necessários para a preservação da saúde física e mental destes servidores nas repartições em que se encontram lotados. Com relação às cozinheiras, por exemplo, haverá ainda novas orientações sobre manipulação de alimentos e preparo de novos cardápios.
Atualmente, a rede municipal de ensino conta com 40 cozinheiras em todas as 11 escolas e duas creches municipais, sendo que a quantidade destas profissionais em cada uma das unidades depende do número de refeições servidas diariamente. Maior escola da rede municipal, o CIEP Marciana Machado De Elias, por exemplo, conta com seis cozinheiras, enquanto as escolas municipais Julieta Pereira Sampaio e Maria Helena Rafael De Elias, ambas situadas no Centro, por exemplo, têm três e duas cozinheiras, respectivamente. As outras unidades possuem pelo menos uma profissional deste segmento em seus quadros funcionais.
De acordo ainda com a secretária de Educação, as secretárias escolares vão aprimorar os seus conhecimentos a respeito do controle da frequência dos servidores de cada unidade escolar, enquanto os assistentes administrativos vão ampliar a capacitação sobre os procedimentos de atendimento ao público. Grande parte da capacitação desta quinta-feira aos profissionais de apoio será ministrada por profissionais do CEREST, mas funcionários da própria Secretaria Municipal de Educação serão responsáveis pela capacitação sobre outros temas previstos na programação do encontro.
- A determinação da prefeitura é realizar uma capacitação continuada junto aos servidores da Secretaria Municipal de Educação, incluindo os docentes (professores) e todos os outros segmentos de profissionais que atuam diretamente no dia a dia do ambiente escolar. Com essa proposta de capacitação continuada, estamos trabalhando em busca de um atendimento cada vez mais eficiente e humanizado à população - concluiu a secretária Patrícia Vidal.