Matérias - 31/10/2019 | 09h35m
Angra sediou Seminário Regional de Educação Permanente
Angra dos Reis
O município sediou na manhã de terça-feira, 29, o I Seminário Regional de Educação Permanente em Saúde da Baía da Ilha Grande, com o tema “Construindo para Transformar”. O evento, organizado pela Comissão de Integração Ensino-Serviço da Baía da Ilha Grande (CIES BIG), reuniu gestores de Angra, Paraty e Mangaratiba, no auditório da Universidade Estácio de Sá, em Jacuecanga.
De acordo com a coordenadora da CIES BIG, o seminário foi fruto de um trabalho realizado ao longo de três anos.
- O objetivo foi mostrar a importância da educação permanente em saúde e falar sobre os recursos regionais que nós tempos, elencando os entraves que encontramos, a fim de buscarmos juntos uma solução para eles - explicou.
Quem também esteve presente ao encontro e demonstrou todo apoio aos municípios foi a subsecretária de Pós-graduação, Ensino e Pesquisa, da Secretaria Estadual de Saúde.
- Este é um momento importante para se discutir sobre o que fazer para captar recursos e executá-los. Podem contar conosco! A Secretaria de Estado de Saúde está sempre de portas abertas para ajudá-los no que for preciso - disse.
O secretário de Saúde de Angra dos Reis também comentou a importância do seminário.
- Este é um momento oportuno para iniciarmos um trabalho de integração dos municípios, objetivando maior eficácia dos processos de trabalho. Que juntos possamos fazer da Baía da Ilha Grande uma referência, levando aos usuários do SUS um melhor atendimento, uma melhor qualidade de assistência - afirmou.
Durante a manhã, os participantes acompanharam uma palestra de Sara Gonçalves, de Secretaria de Estado de Saúde, com o tema “Bases para diálogos e reflexões em Educação Permanente em Saúde”; a apresentação do “Plano Regional e Recursos Regionais de Educação Permanente em Saúde, feita pela coordenadora do CIES BIG, Cláudia Lemos; além de uma Mesa Redonda sobre Execução dos Recursos Regionais de Educação Permanente em Saúde. Depois de um breve intervalo, houve uma oficina de sistematização para execução financeira dos recursos regionais de Educação Permanente em Saúde.