Matérias - 31/10/2019 | 09h39m
Hospital recebe equipamento para procedimentos de neurocirurgia
Resende
O Hospital Municipal de Emergência Sergio Henrique Gregori acaba de ser contemplado com um novo equipamento, que eleva a unidade a outro patamar no tratamento de casos de alta complexidade no campo da neurocirurgia. A prefeitura adquiriu um microscópio cirúrgico de última geração, cujo modelo similar é encontrado somente numa unidade particular do município. O microscópio foi instalado e aguarda o processo de capacitação dos servidores para operá-lo corretamente.
A novidade será responsável por um grande salto na modernização dos procedimentos cirúrgicos da Rede Pública de Saúde, por aumentar o campo de visão e a precisão do cirurgião.
Entre os recursos presentes no novo equipamento, também será possível gravar e transmitir, através das câmeras do microscópio, os procedimentos cirúrgicos para monitores externos à cirurgia. A consequência deste recurso é que os casos de alta complexidade poderão ser acompanhados por outros profissionais fora da sala de cirurgia, para que aprendam com as experiências dos colegas em atividade e possam aprimorar cada vez mais os procedimentos.
Os principais casos beneficiados diretamente com o microscópio, de acordo com o corpo de profissionais da unidade, são os tumores cerebrais, casos de aneurismas, microcirurgias vasculares e, ainda, alguns tipos de cirurgias de coluna.
- A chegada do microscópio é um marco no campo da neurocirurgia no município, pois torna, pela primeira vez na história da cidade, referência num tipo de procedimento de alta complexidade. Para ter ideia, se o Hospital de Emergência recebesse, anteriormente, um caso de aneurisma grave, o paciente precisaria ser transportado para outra cidade mais próximo da capital do estado. Porém, este paciente poderia nem ter condições de esperar tanto tempo. Agora, se tivermos esse quadro em Resende, o paciente terá condições de ser tratado com a estrutura e equipamento necessários - explicou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Para que o aparelho seja manuseado corretamente, uma equipe da empresa alemã que fabrica o equipamento está promovendo uma capacitação para os profissionais do HME. Estão participando do processo a equipe do centro cirúrgico, enfermeiros e neurocirurgiões. Estima-se que procedimentos de alta complexidade com o auxílio do microscópio comecem a ser realizados ainda em 2019.