Segunda-feira, 18 de novembro de 2024 | 17:29

Matérias - 05/11/2019 | 13h34m

Mangaratiba é premiada pelo Estado

Mangaratiba
A Secretaria de Saúde recebeu no mês de outubro, o prêmio da 1ª Mostra Estadual de Experiências Exitosas em Educação Permanente em Saúde, por intermédio do trabalho desenvolvido pelo Programa Arte Viva - Prevenção e Enfrentamento de Violências, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS). A experiência foi selecionada e será publicada nos canais da Secretaria Estadual de Saúde - SES/RJ.

A secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, falou sobre o significado do prêmio para o município. “Esse prêmio vem de encontro às prioridades da nova gestão de Mangaratiba, onde o cuidado com a saúde da população requer medidas preventivas, e a instrumentalização dos técnicos e a informação são diretrizes da gestão em saúde. Sendo assim, enquanto representante da pasta, neste momento quero agradecer o reconhecimento do Programa e dos profissionais que atuam de forma brilhante, como também as parcerias, com destaque o NEPS e a Secretaria de Educação”.

A diretora do NEPS, Lindalva Guerra traz os objetivos da Educação Permanente e a relevante parceria com o Programa ARTE VIVA na instrumentalização dos técnicos. “A metodologia desenvolvida pela equipe do Arte Viva se adequa ao propósito da transformação das práticas profissionais e da própria organização da rede de cuidados ao que tange a questão das violências, onde o ensinar e o aprender se incorporam no cotidiano dos serviços”.

“O Arte Viva é um programa direcionado, prioritariamente, para apoiar os técnicos dos diversos equipamentos da Saúde, da Educação, da Assistência e da Segurança, com a finalidade de facilitar-lhes a participação, valorização e a qualificação, para que eles possam identificar a situação de violência, conhecer o seu conceito e o sentido da notificação da violência como uma ferramenta que produz cuidado”, conclui a coordenadora do Programa, a psicóloga Elisa Goulart.