Sexta-feira, 29 de novembro de 2024 | 02:48

Matérias - 04/12/2019 | 12h12m

Quatis recebe mais veículos e amplia frota

Quatis
Ao longo dos últimos seis anos e 11 meses, portanto, a partir de janeiro de 2013, quando teve início o primeiro mandato do prefeito Bruno de Souza (MDB), a prefeitura ampliou em R$ 4 milhões o seu patrimônio com a inclusão de 41 veículos na frota do município. A relação inclui veículos adquiridos com recursos próprios e federais, além de veículos doados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Governo Federal e a Câmara Municipal. Levando-se em conta a quantidade de unidades alugadas no mesmo período, a prefeitura tem atualmente 56 veículos atendendo a população.

Só para ter uma ideia da importância dos investimentos na frota municipal, no começo de 2013, a administração municipal encontrou apenas uma ambulância para atender toda cidade. Hoje, são sete ambulâncias responsáveis pela assistência aos moradores da zona urbana e da zona rural. Os veículos comprados ou doados à prefeitura vêm tornando ainda mais eficiente os serviços prestados aos moradores nas áreas da Saúde, Educação, Assistência Social, Desenvolvimento Rural e a Guarda Municipal, entre outros setores do poder executivo da cidade.

- Encontramos uma frota totalmente sucateada, sem nenhuma condição de uso. Muitos dos veículos que estavam sucateados provavelmente serão leiloados, pois estudos técnicos indicam a inviabilidade de recuperá-los. Optamos então por realizar melhorias profundas na frota do município. A população percebe agora nas ruas os resultados positivos deste nosso trabalho - declarou o prefeito Bruno de Souza (MDB), que recebeu, no mês passado, numa cerimônia realizada no Palácio Guanabara (Rio de Janeiro), mais uma ambulância zero quilômetro.

Os veículos comprados com recursos da prefeitura a partir de 2013 foram: duas máquinas retroescavadeiras, dois caminhões, uma Van, um Voyage, uma ambulância, um Fiorino Furgão e uma Spacefox. Com recursos federais, a prefeitura adquiriu quatro ônibus escolares, duas vans para o Programa TFD - Tratamento Fora do Domicílio e quatro carros de passeio.

O Governo Federal, por sua vez, doou também ao Município, dois carros, uma máquina motoniveladora, uma máquina retroescavadeira, um caminhão, um trator agrícola, uma van, uma camionete, um Fiat Pálio, uma motocicleta, uma ambulância zero quilômetro (SAMU - Serviço de Atendimento Médico de Urgência), um Citröen e um trailer para a Guarda Municipal.

Do Governo do Estado do Rio de Janeiro, a prefeitura recebeu duas vans também destinadas ao Programa TFD, uma ambulância, um ônibus escolar, um ônibus adaptado para estudantes com deficiência, um caminhão (coleta de lixo), um carro de passeio e outra ambulância, do tipo SAMU. Outro carro incorporado à frota foi proveniente de uma doação realizada pela Câmara de Vereadores.

Dos 15 veículos zero quilômetro alugados pela prefeitura, a partir do ano passado (2018), 11 foram destinados para o sistema de transporte escolar e dois para a Guarda Municipal. O transporte de pacientes atendidos através da Secretaria de Saúde do Município e o Hospital São Lucas também tiveram a frota reforçada com veículos alugados pelo governo municipal (um veículo para cada um destes dois setores). O veículo alugado em favor do hospital é dotado dos equipamentos necessários à prestação dos primeiros socorros.