Matérias - 11/12/2019 | 02h19m
Quatis amplia capacitação para Grupamento Ambiental
Quatis
Agentes do grupamento ambiental participaram de mais uma etapa da capacitação que vem sendo realizada desde o começo do ano, visando qualificá-los para o exercício das suas atribuições. O grupamento ambiental foi formado a partir do final do ano passado, através do processo de seleção promovido junto aos guardas municipais interessados em fazer parte do grupamento. Atualmente, o grupamento é formado por nove agentes classificados no processo.
Na capacitação promovida na semana passada, no auditório do Centro Administrativo do Município, os agentes ambientais foram orientados pela engenheira florestal Cristiane Roppa, da Secretaria de Meio Ambiente do município, sobre os procedimentos para a fiscalização das leis ambientais. A capacitação contou com as presenças dos secretários municipais Edna Azevedo (Meio Ambiente) e Adriano Palma (Governo).
Antes, os temas das capacitações tinham sido sobre os seguintes temas: “Prevenção e combate a incêndios”, “Captura de animais peçonhentos”, “Conhecimentos básicos sobre microempresas e emissão de alvarás de licença no âmbito municipal”, “Manuseio e aplicação do GPS - Sistema de Posicionamento Global”, “Educação Ambiental” e “CAR - Cadastro Ambiental Rural”.
- No próximo ano, daremos continuidade à programação voltada à capacitação do grupamento ambiental, sempre com o objetivo de aprimorar cada vez mais a qualificação dos agentes e, consequentemente, garantir um serviço eficiente em favor da preservação do patrimônio ambiental da nossa cidade - disse a secretária de Meio Ambiente da prefeitura de Quatis, bióloga Edna Azevedo, acrescentando as datas e os temas das capacitações em 2020 ainda serão definidas.
A prefeitura destaca as atribuições do grupamento ambiental da cidade. São elas: atuar na prevenção e enfrentamentos de danos ao meio ambiente; realizar o patrulhamento
diurno e noturno com o objetivo de garantir a preservação das áreas ambientais; advertir, notificar e emitir multas em caso de descumprimento das normas relacionadas ao setor; lavrar autos de apreensão de animais e produtos; promover campanhas educativas junto à população e aos segmentos organizados da sociedade, além de produzir relatórios permanentes de vistorias;
A legislação relacionada à criação do grupamento ambiental prevê ainda as seguintes funções, segundo a secretaria de Meio Ambiente do município: realizar a abertura e manutenção das trilhas ecológicas; participar de ações de busca e salvamento dentro das unidades de conservação com o auxílio da Defesa Civil do município; cooperar com os demais órgãos da administração pública em atividades integradas pela preservação do meio ambiente; prevenir, fiscalizar e combater incêndios, especialmente em áreas de unidades de conservação, áreas de proteção permanente e áreas verdes.