Matérias - 11/12/2019 | 02h25m
Educação realiza Seminário de Alfabetização
Mangaratiba
Amor e emoção. Foram esses os sentimentos que marcaram o VI Seminário de Alfabetização promovido pela Secretaria de Educação terça-feira, 10. O evento aconteceu no Hotel Mont Blanc, em Itacuruçá e teve como tema “Amorismo: A importância da Afetividade no processo de aprendizagem da criança”. O seminário teve como objetivo principal falar sobre a importância das práticas pedagógicas envolvendo a afetividade na relação professor/aluno.
O evento foi dedicado aos professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental, do projeto REALFA, da sala de recursos, coordenadores pedagógicos e gestores. O secretário de Educação Valdemar Neto, sua adjunta Thirley Reink, o secretário de geral de Gabinete, Braz Marcos, a superintendente de Projetos Daniela Veríssimo e a diretora de Projetos, Eliane Maia também prestigiaram o encontro.
Logo na abertura, foi mostrado um vídeo dos alunos do projeto REALFA, falando sobre a importância dos seus professores em suas vidas. Logo após, alunos do 1º ano da Escola Cecília Ferraz emocionaram os presentes com uma apresentação de dança com o tema afetividade.
Em seguida, a pedagoga, biomédica e psicopedagoga em Neurociência aplicada a Aprendizagem, Gleydes Nunes de Araújo, falou sobre o tema, ‘A emoção modula todos os aspectos da cognição’. Com um texto leve, divertido e bastante informativo, Gleydes, enriqueceu a manhã dos participantes.
Na parte da tarde, foi realizada uma roda de conversa com o tema “O afeto que educa: afetividade na aprendizagem”, com a participação dos professores Fabrício Azevedo (Educação Física), Tássia Almeida (1º ano Ensino Fundamental), Nathalia Pereira (professora de uma turma multisseriada - 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental), Cristilaine Póvoa (REALFA) e Aparecida Fernandes (Sala de Leitura). A roda de conversa foi mediada pela professora Maria das Graças Martins.
Logo depois, os professores presentes puderam participar levantando seus questionamentos e satisfações. Em seguida, Daniel Martinez, superintendente de projetos, inspirou os presentes com um texto seu, falando sobre a importância da leitura, arrancando aplausos de todo público presente. Para finalizar foi passado um vídeo mostrando um pouco do processo de alfabetização nas unidades escolares.
O secretário Braz Marcos, que foi ao evento representando o prefeito Alan Bombeiro - que estava em reunião em São Paulo em busca de recursos para viabilizar um projeto esportivo no município - parabenizou toda equipe pelo evento. “Que trabalho lindo que vocês estão realizando. O amor é o alicerce para tudo, e percebemos a abundância dele neste evento. Sem amor o nosso trabalho não existe, ele nos faz superar nossas limitações e nos fazer vencer. Vocês professores e gestores estão de parabéns”.
Valdemar Neto, bastante emocionado, falou sobre a importância deste dia. “Hoje com certeza é um daqueles dias de grande alegria, mas acima de tudo, de comprovação. Comprovação de todo um trabalho realizado por vocês, profissionais capacitados, que exercem com muito amor e dedicação a sua função. O amor realmente transforma nossas ações, trazem resultados fantásticos. É muito importante que cada um de nós façamos o nosso melhor, façamos a diferença. E falar de Educação e não falar de amor é impossível. Obrigado equipe por toda dedicação”.
Márcia Evald, pedagoga do curso de Nutrição da UFRJ, foi ao evento acompanhando uma prima (professora da rede) e mostrou admiração por todo sistema de ensino de Mangaratiba. “Estou me mudando para Mangaratiba e hoje pude ter certeza que fiz a melhor escolha em colocar minha filha para estudar na rede pública. Quanto amor, carinho e determinação em realizar um trabalho de qualidade. Muito respeito ao trabalho de vocês."