Matérias - 13/03/2021 | 08h12m
Pinheiral apresenta baixo risco para Covid-19
Pinheiral
Pinheiral está entre os municípios do Rio de Janeiro que apresentam baixo risco para Covid-19, segundo o mapa de risco dos municípios, divulgado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, pela segunda semana consecutiva. No fim do mês passado a cidade havia apresentado risco moderado para a doença.
A classificação é feita através de uma pontuação, calculada através de diversos indicadores, como capacidade de atendimento, variação dos números de casos e óbitos, entre outros. No mapa, também fica disponível a pontuação final de cada cidade. Dividido em cores, o mapa tem como classificações: muito baixo, baixo, moderado, alto ou muito alto.
O prefeito, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Médio Paraíba do Estado do Rio de Janeiro (Cismepa), Ednardo Barbosa, foi contundente em seu posicionamento e alertou. “O mapa mostra que o município está com baixo risco para a Covid-19, mas não significa que está tudo bem. Em outras cidades da região, que são referência para os atendimentos dos casos graves da doença, já estão em situação alarmante, se esgotando as vagas dos leitos de UTI. É preocupante. O alerta por conta do aumento dos casos de contaminação e internação está sendo dado. Antes da imunidade vem a responsabilidade. Todos devem se cuidar. Usem máscaras, higienizem as mãos, mantenham o distanciamento e não se aglomerem. Vamos continuar com todas as medidas sanitárias para evitar o colapso na rede pública de Saúde em nossa região e para manter Pinheiral com baixo risco. Vamos juntos, criar uma barreira de proteção à vida”, advertiu Ednardo.
O painel Covid-19 do Governo do Estado, atualizado diariamente às 17h, divulga os números de casos e mortes registradas. Além disso, também fica disponível a ocupação de leitos, um mapa de riscos por região e o mapa por municípios. Junto ao mapa, há uma Nota Técnica informando que a avaliação final da situação de cada localidade cabe às prefeituras e secretarias municipais de saúde, considerando sua capacidade de resposta ao agravamento da pandemia. Por isso, algumas localidades podem trabalhar com indicadores diferentes.
O Secretário Municipal de Saúde, Everton Alvim, pondera o panorama da doença não só no município, mas em toda a região. “Após um pico de internações, três pacientes em leitos de UTI, o município voltou ao patamar de baixo risco. A situação do município neste momento está controlada, mas é preciso tomar cuidado, pois em várias regiões do Estado a situação está se agravando, inclusive no Centro Sul, o que pode indicar que está caminhando para o Médio Paraíba também. Temos que ter os cuidados redobrados, visto que essa nova onda está se refletindo nos indicadores de internação do Hospital Regional que é a nossa referência para Covid-19”, avaliou o secretário.