Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | 17:27

Matérias - 26/04/2021 | 09h28m

Mangaratiba desenvolverá projeto musical

Mangaratiba
O ''Orquestra na Escola'', projeto do Instituto Brasileiro de Música e Educação (IBME) e da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, foi tema de uma reunião que envolveu as Secretarias de Cultura e Turismo, de Educação, Esporte e Lazer, além da Fundação Mario Peixoto. 

Os representantes das pastas destacaram a importância do desenvolvimento do projeto de formação na área musical no município. O ''Orquestra na Escola'' oferece um intenso programa de música e educação para crianças e jovens da rede pública, apostando na formação musical, na prática de excelência e na democratização de acesso aos bens culturais para as comunidades do entorno.

Durante a reunião foram abordadas formas de implementar o programa em Mangaratiba, mesmo diante ao cenário pandêmico. 

Para Brena Maia, Secretária de Educação, Esporte e Lazer, o projeto vai somar com as ações que acontecem na cidade.
"O programa tem grande relevância no Estado Rio de Janeiro, presente em mais de 10 municípios, com mais de 12 mil alunos assistidos e ter a oportunidade de oferecer para os nossos alunos é maravilhoso".

O Secretário de Cultura e Turismo Fernando Luís Mattos da Matta também destacou a importância das parcerias e da captação de recursos para a formação dos artistas. "Poder participar de algo que contribua para a preparação do indivíduo é fundamental".

Segundo Daniel Santos, Secretário Executivo da Fundação Mario Peixoto, o projeto virá de encontro com uma demanda imensa que a cidade tem.
"Vamos oferecer atividades que possam incrementar a formação e a capacitação dos músicos do município, profissionalizando ainda mais este público".

O encontro aconteceu na sede da Fundação Mario Peixoto e também contou com a participação do Subsecretário de Turismo e Cultura Cláudio Maia, além dos representantes da Diretoria de Cultura Taís Rocha e Thomaz Santos, da Superintendente de Projetos Educacionais Priscila Braga e do Diretor de Cultura da Fundação Mário Peixoto Gil Del Carmo.