Matérias - 14/05/2021 | 14h19m
Smac anuncia retorno dos Grupos de Convivência
Volta Redonda
Uma reunião realizada nessa semana na Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) devolveu aos idosos de Volta Redonda a esperança.Durante o encontro foi anunciado a volta dos 62 grupos de convivência que estavam sem se reunir desde o ano passado, devido à pandemia.
Um novo encontro está marcado para a segunda quinzena de julho para definir as atividades que serão realizadas durante o retorno no mês de agosto, quando os idosos estiverem totalmente imunizados contra a Covid-19. A volta dos grupos só será possível graças à imunização e a abertura dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que estão passando por reformas.
Destinado a pessoas a partir dos 60 anos, os Grupos de Convivência melhoram o relacionamento inter e intra-pessoal, aumenta a qualidade de vida e permite a autonomia dos idosos. Para acompanhar as ações realizadas os grupos contam com apoio de uma equipe técnica composta com facilitadores, assistente social, psicólogas, além de um coordenador.
Acompanhado pelo Cras que é a porta de entrada da assistência através das ações técnicas e de orientação social, os Grupos de Convivência contam com oficinas de inclusão produtivas, que tem como finalidade gerar renda aos participantes, além das oficinas de serviços como violão, teatro e inclusão digital. Durante os encontros são discutindo os direitos, deveres, as ações de empoderamento, além de trabalhar a autonomia física, emocional, questões sociais de respeito à família, entre outros assuntos ligados a Terceira Idade.
O secretário municipal de Ação Comunitária, Munir Francisco, ressalta que até agosto a secretaria e os grupos irão estruturar a volta das atividades nos bairros.
“É uma emoção grande saber que vamos retornar os trabalhos dos grupos. Estamos trabalhando para estruturar a assistência social na cidade. Há quatro anos Volta Redonda tinha 35 CRAS funcionando, quatro Centros de Inclusão Produtiva, duas cozinhas comunitárias, três Centros Dia, o abrigo Seu Nadim, Centro POP e vários outros equipamentos. Mesmo com toda a dificuldade financeira que o poder público está enfrentando estamos retomando cada um deles, disse Munir.
A dona Erinete da Silva, coordenadora do grupo de Convivência Renascer, do bairro Santa Cruz, comemorou o retorno das atividades.
“Com a volta desses grupos volta também à felicidade dos idosos. Estamos em casa sem saber o que fazer. Frequentemente as pessoas do meu grupo me abordam e me perguntam quando vamos voltar a realizar atividades. Agora tenho a resposta, disse a coordenadora.
Santa Rita do Zarur vai ganhar espaço reformado
Os moradores do Santa Rita do Zarur vão ganhar em breve, um espaço reformado para abrigar as reuniões do Grupo de Convivência. Em visita ao bairro, o secretário Munir Francisco fez uma vistoria no espaço que está fechado há quatro anos.