Quinta-feira, 7 de novembro de 2024 | 02:56

Matérias - 07/04/2022 | 09h04m

Grupamento Ambiental resgata dois animais

Quatis
O Grupamento Ambiental resgatou segunda-feira, 4, dois animais no município, sendo um gavião ferido e uma maritaca que sofria pela falta de cuidados. De acordo com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Ambiente (SMSA), o gavião foi resgatado depois que o proprietário de um imóvel acionou a guarda ambiental, após notar o animal com ferimentos numa área da residência. A maritaca, foi resgatada pela equipe logo após a ave seguir um dos servidores da prefeitura até a sede, onde houve o resgate. Os dois animais foram encaminhados para o Centro de Triagem, no Zoológico de Volta Redonda, e seguem em monitoramento.

“É comum se machucarem em linhas de pipa, choques em fios, cabos de energia e pancadas em vidros transparentes, entre outras causas. Em tempos chuvosos ou de muito vento, se encontram filhotes que caem de seus ninhos”, explicou a chefe do Grupamento Ambiental, Priscila da Rosa.

ENCONTREI UM ANIMAL SILVESTRE. O QUE FAZER?
Se você encontrou um animal silvestre e não sabe o que fazer. Estamos aqui para te ajudar. Aliás, é muito comum encontrarmos um animal silvestre em nosso município, devido a abrangência de territórios de mata e rural da nossa região. As primeiras questões a serem analisadas são:

1- Quais as condições do animal?  Ele está ferido?

2- Onde você o encontrou? Em casa, no meio da estrada, ou numa zona de proteção ambiental? O que fazer neste caso?

Segundo a Secretaria de Sustentabilidade e Ambiente, ao encontrar um animal silvestre ferido no município, ligue diretamente para a equipe da Secretaria ou para a Guarda Municipal Ambiental. Os telefones para contato são: SMSA (24) 3353-2918, ramal 1027; Guarda Ambiental, (24) 99856-9129.

A SMSA orienta a população sobre não oferecer nenhum tipo de ajuda por conta própria ao encontrar um animal silvestre ferido, como água ou curativos, pois tal atitude pode piorar o estado de saúde do animal. Não tente prendê-lo, imobilizá-lo ou manipulá-lo sem a segurança necessária.

Em casos ocorridos em zonas rurais, afaste-se e deixe que o animal volte naturalmente para o seu ambiente natural. Em locais de mata preservada, contate as autoridades responsáveis. Não é permitido colocá-lo em cativeiro, visto que a apropriação ilegal de animais silvestres sem o devido registro é crime previsto em lei, podendo gerar multa e reclusão.