Matérias - 25/01/2023 | 07h41m
Museu abre exposição Vozes do Vale
Vassouras
Foi inaugurada na área externa do Museu, a exposição Vozes do Vale, que faz uma bela homenagem a diversos personagens da região do Vale do Café.
O museu, ainda em construção, realizou sua primeira exposição na área externa, utilizando os tapumes da obra como suporte para as fotos de moradores, artistas, artesãos e religiosos que participam da construção e manutenção da cultura através de suas manifestações e tradições culturais.
O projeto artístico foi conduzido e desenvolvido pela artista plástica Catarina Duncan e pelo fotógrafo Lourenço Parente.
Entre os homenageados que participaram da abertura, estava a Dona Helena da Silva, 72 anos, doceira e raizeira, que utiliza todo o seu conhecimento sobre ervas, herdado de sua mãe, para ajudar os moradores de sua comunidade, Andrade Costa.
O Mestre Sombrão também está entre os personagens celebrados pela exposição, por seu trabalho, que há mais de 20 anos ensina, divulga e mantém viva a tradição da capoeira, uma rica manifestação artística da cultura afro-brasileira.
O prefeito Severino Dias, a vice-prefeita Rosi Silva, o empresário Ronaldo Cesar Coelho e o secretário de Urbanismo e Patrimônio Histórico, Geovani Dornelas, destacaram a importância das ações e obras de restauro que estão acontecendo em diversos casarões do Centro Histórico, e que agora também é o momento de buscar e incentivar a valorização das pessoas e o resgate da nossa identidade do Vale do Café.
A exposição Vozes do Vale, aberta ao público, foi o primeiro passo deste movimento, ao trazer para os “muros do museu” histórias, memórias e os diferentes saberes da nossa gente.