Matérias - 16/03/2023 | 15h57m
Prefeito Neto anuncia retorno do Orçamento Participativo
Volta Redonda
O prefeito Antonio Francisco Neto se reuniu na noite de segunda-feira, 13, com presidentes das associações de moradores para anunciar o retorno do Orçamento Participativo (OP 2023).
O encontro ocorreu no auditório do Palácio 17 de Julho e contou com a presença de representantes de 46 associações de moradores; da presidente da Federação das Associações de Moradores (FAM), Fátima Martins; dos secretários municipais de Planejamento (Cora Peixoto), Infraestrutura (Poliana Moreira), Ordem Pública (tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa); da diretora do Hospital Municipal Dr. Munir Rafful, Marcia Cury; do diretor do Departamento de Elétrica e Iluminação Pública (Deip), Edmar Borges.
Durante a reunião, o prefeito deu espaço para que cada presidente da associação indicasse uma obra prioritária para sua comunidade. Cada um mencionou o que era importante para o seu bairro e ouviram respostas positivas do prefeito.
“Vamos voltar com o Orçamento Participativo com toda pressão e atender todas as associações. O Jerônimo Telles, que conhece a cidade na palma da mão, vai nos ajudar muito nesta tarefa e dentro do que ouvimos aqui hoje, vamos realizar 90% destas obras”, afirmou o prefeito.
O prefeito ainda ressaltou que grande parte das obras citadas pelos líderes comunitários estão no cronograma de realizações da prefeitura.
“Estamos anotando todos os pedidos e vamos atender o mais rápido possível. Podem confiar que vamos seguir o orçamento participativo, que tem a orientação de vocês”, disse Neto, aproveitando para lembrar que, apesar do esforço, o município ainda passa por uma situação financeira delicada.
“A dificuldade financeira ainda existe, mas estamos vencendo esses desafios. Tudo está sendo possível, porque temos grande apoio na reconstrução da cidade do maior parceiro do município, que é o Governo do Estado”, afirmou o prefeito.
A secretária Cora Peixoto, destacou que a reunião era uma prévia das discussões que vão acontecer entre os meses de maio e junho, para definir as obras do Orçamento Participativo.
“Faremos nestes dois meses as reuniões setoriais com representantes de toda cidade para listar as prioridades. Mas desde já, o governo começa a ouvir os representantes para executar o que for possível”, disse a secretária, ressaltando a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2024 deverá estar definida até setembro.
Ainda na reunião, o prefeito destacou algumas das obras executadas na cidade e que estão no planejamento.
“Temos médicos em todas as unidades de saúde e vamos reformar os dois hospitais da cidade, o do Retiro e o São João Batista. Estamos reformando, com apoio do Estado, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Santo Agostinho. Fizemos mais de 100 contenções nos bairros e preparamos a cidade para evitar o pior. Com os investimentos na segurança que estamos fazendo, ela será referência para este país. Além da colocação de asfalto em mais de 300 vias”, citou o prefeito.
Entre os pedidos das associações, estão reformas em quadras e ginásios, melhorias em unidades de saúde, melhorias em escolas, revitalização de praças, troca de iluminação e pequenos serviços como poda de árvores e capina em alguns bairros.