Matérias - 24/05/2023 | 09h54m
Resende abre Salão das Artes Agulhas Negras
Resende - A Casa da Cultura Macedo Miranda abre quinta-feira, 25, às 19h, a segunda edição do Salão das Artes Agulhas Negras no Museu de Arte Moderna de Resende. Se em 2022 as inscrições foram abertas somente para artistas das cidades de Resende, Quatis, Itatiaia e Porto Real, este ano a geografia do concurso de artes plásticas foi ampliada para todos os municípios do Médio Paraíba.
Criado para fortalecer o movimento das artes plásticas na região, o Salão das Artes Agulhas Negras tem como objetivo descobrir novos talentos na pintura, escultura, fotografia e outras formas de artes visuais, e ampliar o intercâmbio entre artistas e a população de cidades próximas.
Para a diretora do MAM, Carmen Aguiar, um salão regional como esse é um espaço para jogar luz sobre os artistas da região e revelar novos talentos.
- É enorme o número de artistas visuais na região, alguns conquistaram seu espaço e outros que dão seus primeiros passos na arte e demonstram capacidade de permanecer para fazer história - disse Carmem.
O Salão de Artes Agulhas Negras pode ser visitado até 30 de junho, sempre de segunda a sexta-feira, de 10 às 17h. A entrada é gratuita. O MAM de Resende funciona na Rua Dr. Cunha Ferreira, 104, no Centro Histórico.
O Museu de Arte Moderna de Resende realiza anualmente o Salão da Primavera, um dos mais tradicionais e conhecidos do Brasil. Em 2021 colocou no calendário oficial da instituição não só o das Agulhas Negras mas também um inteiramente dedicado à fotografia.