Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 21:10

Matérias - 08/09/2015 | 06h17m

Academia lança projeto para combate ao sobrepeso

Pinheiral

A Academia da Saúde do município lançou o projeto "Em Busca da Medida Certa". A iniciativa, que conta com parceria do UniFoa - Centro Universitário de Volta Redonda, objetiva oferecer às pessoas com sobrepeso a oportunidade de emagrecerem de forma saudável.
 
Uma equipe composta por uma médica clínica-geral e geriatra, um nutricionista, além de um professor de educação física - que atuará de forma integrada - acompanhará o grupo que, inicialmente, será composto por usuárias da Academia com idade a partir de 50 anos.

O lançamento do projeto, realizado na Academia da Saúde, no Centro, reuniu cerca de 100 pessoas entre secretários municipais, além das pessoas que iniciarão no projeto, que demonstraram boas expectativas em relação à proposta.

A coordenadora da Academia da Saúde, Sheila Sabença, reforçou durante o lançamento, que a iniciativa tem objetivo de promover saúde entre usuários da unidade. "Agora depende de cada um de nós. Vamos seguir todas instruções dos profissionais, respeitar cada etapa com foco em três pilares: boa alimentação, prática de atividades físicas e cuidados com a saúde, buscando qualidade de vida", pontuou.  

O professor do curso de Educação Física do UniFoa destacou a importância da iniciativa. "É essencial parabenizar o governo municipal por esta iniciativa. Vamos aproveitar a oportunidade e fazer bem e corretamente nossa parte", disse.  

O Secretário Municipal de Saúde, Lauryston Guimarães, destacou que o projeto é piloto e a pretensão é estendê-lo às Unidades Básicas de Saúde da Família. "Realizamos um trabalho de prevenção e promoção à saúde em busca de uma melhor qualidade de vida. Em vez de entupir os usuários de remédios entendemos que, respeitar os três pilares citados pela Sheila, é de extrema necessidade para que tenhamos mais saúde, disposição e felicidade. Daí a importância da iniciativa. Nossa pretensão é que em breve o "Em Busca da Medida Certa", esteja sendo realizado também nas unidades de saúde da família", avaliou.  
   

O prefeito José Arimathéa Oliveira, disse que o terreno onde funciona a Academia da Saúde era um terreno baldio utilizado como depósito de lixo. "Beneficiar a população não significa fazer grandes obras, mas sim oferecer e promover qualidade de vida. Temos buscado oferecer atividades de promoção à saúde, como esta unidade, cujo recurso conquistamos com esforço, as recentes inauguradas academias ao ar livre, que em breve contemplará os bairros da cidade. Além disso, temos também as atividades físicas promovidas pelo departamento de Esportes, como o Cidade em Movimento. E ver vocês aqui hoje, entusiasmados com o projeto que auxiliará na busca pela medida certa, nos motiva muito e nos exige muito mais comprometimento com projetos e programas em prol da saúde da nossa população.”       

 

O projeto

Ao iniciar no projeto, o usuário passa por uma avaliação médica e física completa com intuito de definir a real situação de cada participante e traçar a meta do peso ideal. A avaliação será realizada por um médico clínico-geral e geriatra, nutricionista e um profissional de educação física, com a colaboração de estagiários do curso de Educação Física do UniFoa.

Todos participantes serão submetidos a exames de sangue e eletrocardiograma para, posteriormente, iniciarem as atividades do "Em Busca da Medida Certa".

Além das atividades físicas, como ginástica localizada e o uso de equipamentos, os participantes do projeto receberão dicas de alimentação.

Passados três meses do início das atividades, os participantes serão avaliados pelos profissionais e submetidos a novos exames.

Foto: ASCOM/PMP