Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 23:50

Matérias - 08/09/2015 | 06h25m

Pesca recebe tubulações para tanques de bijupirá

Angra dos Reis

O projeto de criação do bijupirá em cativeiro, que vem sendo coordenado pela Secretaria de Pesca e Aquicultura da prefeitura, começará a ser ampliado. Chegou ao município uma carreta carregada de tubulações PEAD, que são as estruturas dos novos tanques-redes, um total de dez, a serem instalados na Ilha Grande.

Segundo Marcelo Lacerda, gerente de Maricultura da secretaria, os tanques terão 12 metros de diâmetro. As tubulações seguem nos próximos dias para praia de Matariz, onde serão soldadas e depois instaladas entre Matariz e Bananal, local em que funciona a área da unidade demonstrativa do projeto.

Essa unidade é um sistema de produção integrado, onde são realizadas visitas, exposições, aulas e demonstrações do processo produtivo, tendo por objetivo a replicação do modelo de criação do bijupirá. É nesta unidade onde os pescadores da Ilha Grande serão capacitados para criação.

- O projeto de criação do bijupirá em cativeiro é uma parceria entre a Secretaria de Pesca e Aquicultura e o Ministério da Pesca. O convênio para viabilização do projeto foi assinado e agora com a chegada das tubulações, o projeto começará efetivamente a ser implementado - informou Marcelo.

Ao todo, estão sendo aplicados R$ 850 mil para execução do projeto de criação do bijupirá em cativeiro. Parte desses recursos vem do Ministério da Pesca e outra parte é da prefeitura. Outros equipamentos, como a balsa para o manejo dos peixes e as redes para os tanques foram adquiridos.

A próxima etapa do projeto está sendo pensada pela equipe da Secretaria de Pesca. Etapa que acontece com a reprodução do bijupirá, no fim do ano. Neste período, os responsáveis terão acesso aos alevinos, que serão cultivados nos tanques que estarão montados quando a reprodução estiver acontecendo. Marcelo Lacerda destaca que com os novos dez tanques, a produção do bijupirá em cativeiro dará um salto significativo, uma vez que hoje existem na baía apenas dois locais de cultivo.

- Com os tanques será possível capacitar uma quantidade significativa de pescadores para criação do bijupirá, o que sem dúvida representará num período muito próximo, um aumento na produção, que é o objetivo do projeto - destacou.

Fotos: SSC/PMAR