Angra dos Reis - 21/09/2015 | 07h30m
Angra terá Centro de Oncologia
Angra dos Reis
A Secretaria de Saúde está terminando o processo documental, para abertura do Centro Oncológico, que funcionará anexo à Santa Casa e será referenciado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). O serviço será operado em parceria com o Hospital Jardim Amália (Hinja), de Volta Redonda, que presta o mesmo serviço para região Sul Fluminense.
Pela parceria, a prefeitura fez todas obras de adequação e instalação, no valor de pouco mais de R$ 540 mil e o Hinja disponibilizou equipamentos e mobiliário, além de funcionários. A expectativa de atendimento mensal é de cerca de 60 consultas ambulatoriais, 40 quimioterapias e 30 cirurgias para tratamento oncológico inicialmente.
A previsão é que a unidade entre em operação no primeiro semestre do próximo ano, após a visita da Vigilância Sanitária do Estado.
Com a vinda do centro, serão disponibilizadas ao tratamento dos pacientes atendidos pelo pólo, áreas comuns ao hospital como Centro Cirúrgico, enfermarias, laboratórios, serviços de imagem e CTI (Centro de Tratamento Intensivo) e a área especifica para o serviço de Oncologia, contendo ambulatório, sala de aplicação de quimioterápicos e farmácia de manipulação de quimioterápicos.
A prefeita Conceição Rabha, lembrou que no inÃcio das negociações, no ano passado, a primeira idéia era abrir uma unidade do Hinja, mas após negociações que envolveram o Governo do Estado e o Ministério da Saúde, acabou conquistando Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), que será referência para toda região e disponibilizará serviços como quimioterapia, oncologia clÃnica e cirurgias oncológicas, com atendimentos através do Serviço Único de Saúde (SUS).
Para abertura do Centro Oncológico dentro do que preconiza o Ministério da Saúde, falta o credenciamento da unidade junto ao SUS, sendo que este é acompanhado de perto pelo corpo técnico da Secretaria de Saúde, para que o serviço seja implantado o mais breve possÃvel.
Com o Centro de Oncologia, pacientes que hoje fazem o tratamento fora domicÃlio, terão amenizados os impactos das desgastantes viagens, na qual são submetidas para o tratamento.
Além de Angra, a unidade atenderá a pacientes da Costa Verde e após pactualização, poderá oferecer o tratamento a usuários de cidades da Baixa Fluminense. O serviço ficará a cargo do Hospital Jardim Amália, que possui anos de bons serviços prestados aos pacientes de tratamento oncológico.
Foto: SSC/PMAR
