Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 21:14

Matérias - 21/09/2015 | 20h46m

Projetos impulsionam Atendimento Educacional Especializado

Porto Real

No Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, o município tem muito que comemorar. Um total de 90 alunos recebe Atendimento Educacional Especializado (AEE).

Profissionais de educação, devidamente pós-graduados e mediadores são alguns dos envolvidos na estratégia que favorece o aluno com deficiência. A secretaria de Educação desenvolve parcerias com a secretaria de Saúde. Isso garante trabalhos de assistência como equoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia.

“Em comemoração ao Dia da Luta das Pessoas com Deficiência, o Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, resolveu promover uma sessão de cinema. É importante proporcionar o lazer e o entretenimento a esse público, para que possamos promover a inclusão social e a garantia de acesso aos direitos básicos de qualquer cidadão”, destacou a presidente do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência, Alexsandra Beltrão.

A assessora de Educação Especial, Márcia Carrara, explicou como funciona o Atendimento Educacional Especializado. “O foco do AEE é proporcionar condições para que o aluno com deficiência possa construir o aprendizado, desenvolvendo potencialidades. Temos ainda a sala de recursos multimídias que dispõe de equipamentos e mobiliários, materiais didático e pedagógico e de acessibilidade para melhorar Atendimento Educacional Especializado, que é realizado no contra turno escolar”.

Márcia disse que existem três salas de recursos multifuncionais, com estrutura oferecida pelo MEC. Segundo a assessora, outras cinco salas foram feitas com recursos do município. Ela disse também que está prevista a instalação de mais uma sala brevemente com o apoio do MEC.

“Além da sala de recursos, existe o trabalho desenvolvido através da interação entre os professores do AEE e os professores do ensino regular. Outros destaques são alguns trabalhos próprios do município. O programa “Estimulação” atende alunos com comprometimento acentuado na comunicação, autonomia e nas atividades de vida diária, ou seja, casos de grave comprometimento neurológico. O projeto “Realizar” busca estimular e desenvolver as competências e habilidades de jovens e adultos, visando à inclusão social”, disse Márcia Carrara.

“Reafirmamos nosso compromisso em continuar promovendo uma educação de qualidade para todos. Uma sociedade é mais justa quando ela é inclusiva e o município está no caminho certo. Parabenizo os profissionais envolvidos nesta causa pelo excelente trabalho realizado em prol dos alunos com deficiência”, considerou o secretário de Educação, José Roberto.

“Agradeço a equipe de Educação Especial, que não mede esforços para garantir aos nossos alunos com deficiência, um atendimento digno e acima de tudo com respeito. Buscamos dar toda assistência que cabe ao município, aprimorando a cada dia o trabalho da Educação Especial”, enfatizou a prefeita Cida.

Foto: DCS/PMPR