Matérias - 24/09/2015 | 08h22m
Maternidade de Pinheiral fechada para reforma
Pinheiral
A Secretaria Municipal de Saúde, informa que o atendimento na Maternidade do Hospital Municipal Aurelino Gonçalves Barbosa será interrompido a partir de quinta-feira, 24, para reforma. A obra, originária do programa Rede Cegonha do Governo Federal, acontece em função dos repasses previstos na Portaria do Ministério da Saúde nº 3.354 que contempla a unidade com recursos para melhorias no valor de R$ 250 mil.
O objetivo da reforma é oferecer às gestantes um melhor atendimento durante o pré-parto e gestação, além de proporcionar a humanização do espaço de forma confortável às mães e seus bebês. Entre as propostas da reforma constam, inclusive, uma banheira para gestantes, além de portas planejadas e dimensionadas para acessibilidade conforme a NBR 9050 (Norma de Acessibilidade).
A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde que visa implementar uma rede de cuidados para assegurar à s mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao recém-nascido, bem como assegurar à s crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. O programa tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no paÃs e está sendo implantada em todo território nacional.
O prazo para conclusão das obras é de 240 dias. A Secretaria de Saúde agradece à Prefeitura de Piraà que, através do Hospital Flávio Leal, estará acolhendo nossas gestantes no perÃodo em que a maternidade estiver fechada. Todas gestantes do municÃpio estão sendo orientadas nos módulos de Saúde da FamÃlia sobre a mudança. A prefeitura espera a compreensão da população e ressalta que a medida visa oferecer um melhor atendimento, conforto e mais qualidade de vida à s mulheres do municÃpio.
Foto: AC/PMP
