Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 21:31

Angra dos Reis - 25/09/2015 | 16h58m

Angra comemorou Dia Nacional do Surdo

Angra dos Reis

A Escola Municipal de Educação para Surdos (Emes) realizou um grande evento em alusão ao Dia Nacional do Surdo, que é comemorado no dia 26 de setembro. A celebração aconteceu na Praça da Matriz e contou com participação da população, pais de alunos, professores, alunos da Escola Municipal para Deficientes Visuais (EMDV), Unidade de Trabalho Diferenciado/Autismo (UTD), autoridades do governo e representante do Conselho para Deficiente Visual da Câmara.

Alunos participaram de diversas atividades como: apresentações culturais, entrega de materiais informativos, exposição e venda de trabalhos artesanais. Ex-alunos da Escola Municipal para Surdos deram declarações emocionantes dos momentos de aprendizado. A diretora da Unidade, Cristina Ferreira, disse que todo ano de comemoração sempre gera uma grande emoção e que o contato dos surdos com a população serve para apresentar suas habilidades e capacidades.

- Sempre divulgamos esses momentos que temos com nossos alunos e fazer isso nessa praça significa ter um momento de troca, onde eles encontram velhos amigos e os ex-alunos que prestigiam e comemoram conosco. Esse momento também se faz muito importante para que as pessoas conheçam os surdos, pois muitos moradores do município não sabem que existe a escola de surdos, não sabem do que eles são capazes e o que eles têm condições de fazer, então acaba que trabalhamos um pouco essa questão da cidadania.
Estou na educação de surdos há 24 anos e todo ano me emociono com essas atividades - afirmou Cristina.

Na ocasião os 12 novos conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) foram apresentados à população.

Fotos: SSC/PMAR