Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 22:09

Matérias - 25/09/2015 | 17h04m

Profissionais da saúde passam por capacitação

Porto Real

A secretaria de Saúde realizou no Horto Municipal uma capacitação para 45 profissionais da área de higienização e serviços gerais. O tema da palestra, “Cuidando de sua saúde e biossegurança”, foi ministrado pela enfermeira Márcia Sebold, que faz parte da Comissão do Controle de Infecção do Hospital Municipal São Francisco de Assis. A palestra teve o intuito de despertar o interesse dos profissionais para cuidados necessários no que se refere à higienização de hotelaria e lavanderia.

Joana D’arc Luiz é auxiliar de serviços gerais e trabalha no Hospital Municipal São Francisco de Assis há 2 anos. “Essa palestra é importante, pois torna nosso trabalho mais seguro e eficaz. Aprendemos sobre o uso de EPI (equipamento de proteção individual) e como utilizá-lo de modo correto. Promover capacitações constantemente faz com que fiquemos mais atentos aos detalhes que às vezes não percebemos que são importantes”.

A enfermeira, Márcia Sebold, reforçou que a idéia da palestra foi difundir e discutir os conhecimentos, com ênfase na segurança do trabalho. “Aplicamos noções de biossegurança, de higiene pessoal, segurança do trabalho, minimizando riscos ocupacionais, com o enfrentamento necessário dessas questões. Isso reflete no ambiente de trabalho, tornando-o mais seguro para o profissional”.

“Essa palestra foi mais uma etapa da nossa contínua preocupação em manter nossos funcionários sempre atualizados. Percebemos que cada vez que promovemos essas capacitações, os serviços dos profissionais estão cada vez mais aprimorados. Eles aplicam o conhecimento de maneira correta e o aproveitamento das palestras é extremamente considerável no trabalho diário”, considerou a diretora do Departamento Médico, Luiza Helena de Almeida.

O secretário de Saúde, Renato Ibrahim afirmou que o ganho com as capacitações é da população. Segundo ele, profissionais bem treinados garantem um serviço de qualidade. “Realizar capacitações constantes, atualizando o currículo dos profissionais de saúde é garantia de segurança. Deste modo, o trabalhador tem a possibilidade de proteger-se e de assegurar a própria saúde e dos usuários de nossos serviços”.

“Aspectos como empenho e dedicação dos profissionais no que se refere à multiplicação do conhecimento, são de extrema importância. Todo cuidado é pouco quando o assunto é saúde. Por esse motivo, buscamos cada dia o aprimoramento profissional através de capacitações que favoreçam o bom andamento dos serviços prestados”, finalizou a prefeita Cida.

Foto: DCS/PMPR