Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 21:59

Matérias - 01/10/2015 | 11h11m

Municípios realizam eleições para Conselho Tutelar

Resende

Domingo, 4, acontece a eleição para o Conselho Tutelar de Resende, de 8 às 17h. O processo eleitoral escolherá cinco vagas para titulares e os demais candidatos votados serão suplentes, para o mandato 2016/2020. Podem votar eleitores que tenham domicílio eleitoral em Resende, em suas respectivas seções, mediante apresentação de título de eleitor e documento com foto.

- É importante que a comunidade participe do processo de escolha dos conselheiros para que os moradores possam decidir quais serão as pessoas responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes do município. Participar da eleição é um ato de cidadania - defendeu o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Resende (CMDCAR), Igor Pimenta.

 

Locais de votação

Escola Municipal Noel de Carvalho (Nova Liberdade), Colégio Estadual Olavo Bilac (Campos Elíseos), Escola Municipal Sagrado Coração (Lavapés), Colégio Estadual Governador Roberto Silveira (Paraíso), Colégio Municipal Getúlio Vargas (Cidade Alegria), Escola Municipal Jardim das Acácias (Fazenda da Barra II), Escola Municipal Augusto de Carvalho (Engenheiro Passos), Escola Municipal Hetelvina Carneiro (Vargem Grande), Escola Francisco Quirino (Mauá) e Escola Municipal Moacir Coelho (Serrinha).

Os locais das sessões eleitorais podem ser conferidos no site da prefeitura (www.resende.rj.gov.br).

 

O presidente do conselho explicou que os candidatos inscreveram-se ao cargo em maio deste ano e passaram por uma prova de conhecimentos específicos sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Foram aprovados candidatos que acertaram no mínimo 50% das questões.

- No Brasil, as eleições foram unificadas e no dia 4, todo país elegerá seus conselhos tutelares - destacou Pimenta.

 

Relação e número dos candidatos:

NOME

NUMERO PARA VOTAÇÃO

Adriana da Silva

01

Adriana Fausto Gomes

02

Alcione Ferreira Vieira de Souza

03

Analice Nunes Lopes

04

Carlos Eduardo da Silva Batista

05

Cássia Maria Cardoso de Oliveira

06

Célia Maria da Silva Cidral

07

Célia Regina Ferreira Matheus Antunes

08

Edson José da Fonseca Faria

09

Elisa Maria dos Santos Martins

10

Helen Andrade Alencar de Souza

11

Isabela Salgado de Carvalho

12

Izabel Cristina Pereira

13

José Henrique Vale freire

14

Luis Antônio Fidelix

15

Maria Elena de Almeida Rabelo

16

Maria de Fátima dos Santos Sousa

17

Maria Isabel da Cruz

18

Marlene de Fátima Martins de Almeida

19

Mislene da Silva Santos Carlos

20

Núbia Tamara Lélis dos Santos

21

Paulo César Rodrigues

22

Rodrigo da Cruz Miranda de Oliveira

23

Ronaldo Antônio de Sousa

24

Sandra Lúcia Ribeiro

25

Thiago Diniz de Carvalho

26

Wanderléia Viera da Silva Tavares

27

 

Angra dos Reis

Os novos membros do Conselho Tutelar de Angra dos Reis serão escolhidos dia 4 de outubro, por consulta popular, acompanhando a data unificada nacional. A fiscalização será feita pelo Ministério Público (MP), de acordo com a legislação. Qualquer pessoa com idade mínima de 16 anos, com Título de Eleitor pertencente a uma zona eleitoral da cidade poderá participar, de 8 às 17h. São 38 candidatos disputando cinco vagas de titulares e mais cinco vagas de suplentes.

A apuração dos votos começará na manhã da segunda-feira, 5. Como a escolha será com cédulas impressas, o resultado poderá sair provavelmente em 48 horas, segundo o presidente da Comissão de Escolha, o advogado Alexandre Fernandes. Os eleitos serão empossados em 10 de janeiro de 2016.

Aqueles que transferiram o documento para Angra, até 4 setembro, também estão aptos a votar. A mudança entre seções eleitorais dentro da cidade, feita depois dessa data, não impedirá a votação: bastará comparecer à seção antiga.

O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes com até 17 anos, vítimas de negligência, abandono, violência física ou sexual, entre outras.

 

LOCAIS DE VOTAÇÃO

Abraão - C.E. Brigadeiro Nóbrega

Araçatiba - E.M. Silvestre Travassos

Balneário - Creche M. Jair Landim de Almeida

Banqueta - E.M. Dr. Orlando Gonçalves

Belém - Cras do Belém

Bonfim - E.M. Alexina Lowndes

Bracuí - Cras do Bracuí

Camorim - E.M. Prof. Sylvio de Castro Galindo

Caputera - Posto de saúde

Centro - C.E. Arthur Vargas

Enseada - E.M. Frei Jordão Moreira

Frade - E.M. Cacique Cunhambebe

Gamboa - E.M. Toscano de Brito

Garatucaia - E.M. Prof. Amélia Araújo Laje

Jacuecanga - Cederj - Polo Universitário Jair Travassos

Japuíba - Cleusa Jordão

Japuíba II - Cras do Campo Belo

Japuíba III – Posto de Saúde da Japuíba

Marinas - E.M. Frei Fernando Geurtse

Monsuaba - E.M. Benedito Barbosa

Parque Mambucaba - Subprefeitura do Parque Mambucaba

Petrobras - Posto de Saúde da Petrobras

Praia Brava - Salão do Clube Recreativo

Provetá - C.E. Pedro Soares

Sapinhatuba I - E.M. Joaquim de Oliveira

Serra D‘Água - E.M. Dom Pedro I

Vila Histórica de Mambucaba - E.M. Inácio During

 

Itatiaia

Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente de todo país farão domingo, 4, eleição para escolha dos novos membros dos Conselhos Tutelares que atuarão nos próximos quatro anos e meio. No município, 20 candidatos concorrerão às cinco cadeiras do Conselho Tutelar.

A votação será de 8 às 17 horas, em urnas espalhadas pelas escolas municipais Reinaldo Maia Souto, Professora Maria José de Aquino, Fernando Otávio Xavier, Léa Duarte Jardim, Joaquim Miguel dos Santos e Ana Elisa Lisboa Grégori.​

​O voto é facultativo, mas deve atrair um grande número de eleitores interessados em escolher aqueles que a partir de janeiro de 2016 fiscalizarão as ações do Conselho Municipal de da Criança e do Adolescente. O voto é a mais importante ferramenta na aplicação dos direitos da criança e do adolescente.

As sessões eleitorais de Itatiaia foram aglutinadas nas escolas e para votar o eleitor deve procurar a unidade de ensino mais próxima de sua casa, onde será informado sobre a localização da sua sessão. O eleitor deve apresentar o título de eleitor e um documento com foto.