Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 23:51

Matérias - 02/10/2015 | 12h10m

Projeto Poetas na Escola lança artistas

Pinheiral

O CIEP 291 - Dom Martinho Schlude foi palco na tarde de quinta-feira, 1º, de um verdadeiro show de talento, música e poesia. O projeto Poetas na Escola, criado recentemente na unidade, reuniu na biblioteca da escola dezenas de jovens escritores e simpatizantes da arte.

Coordenada por Maria Inês Russoni, Suely dos Santos, Maria José Marinho, Denise Marques e Rosemere Ribeiro e com apoio das diretoras Mônica Lopes e Heloísa Helena, a atividade de incentivo à leitura e escrita aconteceu também em função das comemorações pelos 27 anos do Centro Integrado de Educação Pública de Pinheiral.
 

Conforme explica Denise, o projeto Poetas na Escola foi criado com objetivo de aproximar os jovens da leitura, mostrando a importância dos hábitos de ler e escrever em suas vidas, ampliando os horizontes e dando oportunidade de expandir e divulgar o trabalho desses jovens talentos.

O encontro contou com a participação da escritora e poetisa de Volta Redonda, Eliane Lacerda e do escritor, poeta e músico, Rafael Clodomiro, da mesma cidade.

Eliane leu algumas de suas obras, falou sobre seus livros e respondeu a inúmeras perguntas, saciando o interesse e a curiosidade de seus jovens admiradores.

"A poesia trabalha nosso emocional. Adoro escrever poesias, contos, crônicas. Ainda não consegui escrever romances, pois não sei bem se é a minha linha", disse a poetisa que começou a compor aos 13 anos de idade. Questionada por uma aluna sobre o quê a estimulou a seguir a carreira, mesmo sem apoio da família, Eliane foi categórica. "O amor. Nada nessa vida pode nos fazer desistir de realizar um sonho".

Rafael apresentou um projeto que une música e poesia, denominado A Lira.

"Este projeto cultural pretende resgatar os versos mais famosos da literatura brasileira, de autores clássicos ou contemporâneos, e conduzi-los a um ambiente musical, em canções simples e acessíveis ao gosto popular", explicou acrescentando: "Assim, versos de Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles, Mário Quintana, Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Ferreira Gullar, Vinícius de Moraes, Gonçalves Dias, entre outros poetas, serão exaltados e encantados".

Durante a atividade, alunos tiveram a oportunidade de declamar poesias de suas autorias.

O jovem Fabrício foi lançado e reconhecido como poeta da escola. A aluna Thaiene explicou como a sala de cultura contribuiu para seu desenvolvimento. "Conhecer autores, livros novos, expressões artísticas que me fizeram enxergar outros mundos além dos muros da escola", definiu.

Outra participação importante na ação foi a do parlamentar juvenil do Estado do Rio de Janeiro, Alex Leite Pereira.

"É importante estimular nos jovens essa cultura da leitura e proporcionar o lado protagonista nos mesmos, fazendo com que conheçam bons escritores, pessoas a quem possam se espelhar e que contribuam para essa criatividade dos alunos", disse Alex que também é professor de Protagonismo Juvenil e Política na escola e contribuiu na organização do evento.

De acordo com a diretora geral, Mônica Lopes, o projeto Poetas na Escola se torna fundamental dentro do contexto do CIEP.

"Somos uma escola de educação integral e solução educacional, que visa preparar o aluno para o século XXI. Temos uma parceria com o Instituto Ayrton Senna e com profissionais capacitados em alguns componentes como projetos de vida, letramento de português, matemática, laboratório de inserção científica, entre outros. Tudo isso somado às metodologias dessa solução educacional tem como finalidade levar o aluno ao protagonismo juvenil, ou seja, ele ser dono da sua própria história, ter domínio e saber aonde quer chegar e qual foco da vida dele, seja como pessoa ou como profissional. Esse é nosso ideal", relatou Mônica.

Fotos: AI/PMP