Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 15:19

Angra dos Reis - 12/10/2015 | 21h30m

Angra realiza recuperação do patrimônio cultural

Angra dos Reis

Por determinação da Prefeita Conceição Rabha, cumprindo um compromisso feito com a cultura da cidade, um dos mais significativos conjuntos arquitetônicos do Centro de Angra dos Reis, o Convento São Bernadino de Sena, no Morro do Santo Antônio, terá parte de sua estrutura restaurada.

A reivindicação é antiga, e, com a ação, cerca de R$ 284 mil em recursos próprios do governo municipal serão investidos na reforma da varanda lateral e cobertura do convento, bem como recuperação, consolidação, recomposição do madeiramento estrutural e trama dos telhados da varanda lateral, recuperação dos barrotes e tábuas de pisos do corredor superior.

Ainda faz parte do projeto a retirada e recolocação, com reposicionamento e amarração, das telhas da cobertura da nave, proteção contra umidade e insetos xilófagos (cupins e brocas), colocação de subcobertura em fibras contínuas de polietileno e pintura em caiação.


A reforma, prevista para ser concluída em cinco meses, tem autorização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que vem acompanhando a obra.


Além dessa ação, em visita ao Convento São Bernadino de Sena, acompanhado da Comissão de Cultura da Câmara Municipal de Angra, o presidente da Cultuar, Délcio Bernardo, anunciou outras medidas de proteção e preservação do patrimônio histórico, como a publicação do decreto de proteção ao patrimônio histórico; a finalização do levantamento do acervo sacro junto às paróquias religiosas; as negociações com o Iphan para a realização de um inventário; a captação de R$ 50 mil, via edital que contemplará o Museu de Arte Sacra; além do resgate do folclore das Pastorinhas e o projeto de educação patrimonial Divino das Escolas.


- A última obra nesse espaço foi no início da gestão do ex-prefeito José Marcos Castilho, entre 1997 e 1998, e com esta reforma vamos garantir a estabilização dos trechos mais degradados e a reabertura do convento, com segurança, para funcionários e turistas. Isso é a nossa prioridade - detalhou Délcio Bernardo.

Na mesma visita, o diretor executivo da Cultuar, Marcelo Tavares, relembrou, junto ao presidente do Coral da Cidade, Fabrício Osório, a relevância do Convento São Bernadino de Sena, numa época em que a cidade não contava com outros espaços culturais.

- Durante muito tempo esse foi nosso principal espaço. Fizemos grandes shows, eventos e até mesmo reuniões e conferências municipais e de orçamento participativo - relembrou Tavares, que foi complementado pelo presidente do coral, que se emocionou ao ver a sala que o grupo ensaiou durante anos com o maestro Gerard Galloway.


- Nós ensaiávamos aqui e chegamos a estrear uma ópera no convento - afirmou Fabrício, se referindo à Ópera Estrela, que foi gravada na década de 80 e transmitida pela TV Brasil.

Fotos: SSC/PMAR