Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 14:42

Porto Real - 14/10/2015 | 17h53m

Porto Real resgata valores históricos imateriais

Porto Real

Um resgate de valores históricos imateriais, com foco na cultura italiana marcará o município nos próximos meses. Trata-se de uma parceria desenvolvida entre a Secretaria Municipal de Esporte Lazer e Cultura (SMELC), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Instituto Dagaz, que resultou no projeto denominado Condomínio Cultural - Arte e Cidadania. O projeto possui ações compartilhadas que oferecem à comunidade atividades nas áreas de cultura, educação e cidadania.

A presidente do Instituto Dagaz, Marinêz Fernandes, disse que o projeto resgatará as raízes históricas de Porto Real.
“O Condomínio Cultural é de grande valia para o resgate das raízes históricas do município. Estamos consolidando o projeto com base na construção de uma identidade cultural e também na agregação de valores que construíram a história de Porto Real. A cultura é um direito constitucional e nossa idéia é fortalecer esse laço. Estamos de portas abertas para esse trabalho espetacular”.

“Teremos um total de oito oficinas que serão realizadas na Sala de Cultura, nas escolas municipais e na Casa do Imigrante: culinária, teatro, dança, audiovisual, artesanato, história (patrimônio imaterial), literatura e violão. Na próxima semana vamos divulgar as datas das inscrições. Nosso objetivo é estimular, incentivar o resgate histórico imaterial da cultura italiana eternizando o conhecimento sobre o município”, ressaltou a coordenadora de Programas de Esporte e Lazer, Christian Junqueira.

O secretário de Esporte, Lazer e Cultura, José Roberto, enfatizou que o projeto ampliará o acesso cultural. “Temos como meta, promover e ampliar o acesso da população à cultura. Somos muito gratos ao Instituto Dagaz e ao IPHAN. Essa parceria impulsiona pilares importantíssimos que são a educação e a cultura. O IPHAN e o Dagaz possuem experiência renomada, o que só favorece essa promoção cultural de extrema complexidade e importância”.

“É um verdadeiro presente à população esse projeto. Promover o acesso cultural é dar valor aos profissionais e talentos do município. Essa iniciativa é de fundamental importância para o desenvolvimento nos mais diversos segmentos socioculturais” completou a prefeita Cida.


Foto: DCS/PMPR