Angra dos Reis - 23/10/2015 | 09h17m
Angra encerra Semana de Ciência e Tecnologia
Angra dos Reis
O municÃpio encerra sexta-feira,
O objetivo da realização da SNCT foi contribuir para o desenvolvimento social da região, através da popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação e da melhoria da educação cientÃfico-tecnológica. Segundo a secretária de Educação, Jane Aparecida, essas atividades acabam funcionando como um estÃmulo à curiosidade do aluno e se tornam também uma porta para o crescimento da tecnologia.
- O movimento na praça é só uma parte desse processo, porque na verdade a ciência vem sendo trabalhada em todo nosso dia a dia e dentro das escolas, onde essas atividades, que apresentadas nesses dias acontecem. Este foi um ótimo momento para estimularmos a curiosidade dos alunos e promovermos a tecnologia como um todo - destacou Jane, que lembrou ainda que, em 2014, o vereador Eduardo Godinho sancionou uma lei criando a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia e inserindo-a no calendário de eventos do municÃpio.
Diversos projetos interativos destacaram-se nesta 11º SNTC. A Ampla está com o projeto “Ampla sobre rodasâ€, em que foi apresentado aos alunos os caminhos percorridos pela energia elétrica, desde sua geração até o consumo residencial. Para população, a Ampla ofereceu a troca de lâmpadas queimadas por novas. O cliente que compareceu ao caminhão do projeto com sua conta de luz e até duas lâmpadas para efetuar a troca. Além disso, os clientes inseridos na tarifa social de baixa renda podem concorrer a 20 geladeiras novas, basta participarem de um concurso cultural e torcerem para ser sorteados. As inscrições podem ser feitas até sexta-feira, 23, e os produtos serão entregues no sábado, de 9 à s 13h.
A Nutrimed também participou da SNCT e apresentou aos alunos tudo sobre educação nutricional, incluindo as funções e a importância de cada alimento que contribui para saúde do corpo.
O Projeto Costão vem mostrando como é feito o monitoramento ambiental dos costões rochosos e das praias arenosas. Atualmente, o projeto atua no Terminal Aquaviário da BaÃa da Ilha Grande (Tebig), onde faz as pesquisas quantitativa e qualitativa dos animais existentes naquela área. Seguindo praticamente a mesma linha, o Projeto Garoupa, que surgiu em 2013 com a idéia de preservação dessa espécie que está ameaçada de extinção globalmente, bem como para o levantamento do habitat e de técnicas de soltura, foca estimular, na SNCT, a educação ambiental dos alunos e dos demais públicos.
Podem ser destacados ainda os projetos dos alunos do curso de Biologia, do Cederj; Inclusão Digital e UTD Altas Habilidades, da Secretaria de Educação; Pedagogia, da Uerj; além da Defesa Civil, Brasfels, Eletronuclear e Senai, que levaram para exposição um simulador de solda.
Segundo o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Wellington Pereira, esta edição do SNCT em Angra trouxe uma proposta diferente da anterior, com atividades descentralizadas, que objetiva atender o maior número possÃvel de alunos.
- Ao longo dos meses de setembro e outubro, realizamos atividades buscando atender uma grande parcela de alunos, porque sabemos da dificuldade de centralizar as atividades numa única semana e também de trazer alunos de bairros afastados para o Centro. Tivemos a caravana da Ciência, no Parque Mambucaba, onde atendemos alunos do bairro e também do Frade e BracuÃ. Agora a proposta na Praça Zumbi do Palmares foi de atender escolas localizadas desde a JapuÃba até a Garatucaia - finalizou Wellington.
Fotos: SSC/PMAR




