Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 15:04

Matérias - 02/11/2015 | 07h04m

SMAC forma primeira turma de diaristas

Volta Redonda

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), através do projeto Mulheres em Ação, elaborado pela equipe do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) do bairro Retiro, com apoio do Departamento Proteção Básica (DPB), formou a primeira turma de 21 mulheres capacitadas como diaristas e em organização de eventos. O curso foi realizado por uma semana, com carga horária de 15 horas (3 horas/dia), na sede da Subprefeitura do Retiro, cedida à secretaria para realização do curso.

A coordenadora do Centro de Referência e Assistência Social do Retiro, Cláudia Mara dos Reis, destacou que foram capacitadas mulheres de 19 a 63 anos e elas serão acompanhadas e referenciadas durante 3 meses pela Smac e a equipe responsável pelo projeto, favorecendo a contratação e colocação no mercado.

“Vamos dar às diaristas todo suporte necessário. Muitas vezes o mercado pede referências para contratar e as pessoas não têm. Elas terão nosso acompanhamento com mais informações e palestras por 90 dias e na resolução de vários assuntos”, frisou Cláudia.

A equipe que trabalhou o projeto piloto no CRAS do Retiro, é composta por Cláudia Mara, as professoras instrutoras Roseli Bicudo, Tânia Rodrigues, Patrícia Pereira, Vanda Oliveira, a psicóloga Giselle Alves, a assistente social Mirian de Castilho, e a parte jurídica com a advogada Carolina Cunha.

As futuras diaristas receberam informações gerais também sobre direitos e deveres da nova legislação do trabalho doméstico.

“O curso foi muito bom, aprendi muitas coisas que eu não sabia para trabalhar melhor dentro da profissão”, disse a aluna Sandra Moreira, 47 anos. 


A importância do curso é reconhecida por Francilene Aparecida, 26 anos, desempregada e mãe de uma menina de 5 anos. Ela acredita numa oportunidade de emprego mais fácil com a capacitação recebida. “Com certeza facilitará muito ter feito esse curso na hora de procurar um trabalho”, disse.

Na solenidade duas formandas fizeram um agradecimento à organização do curso e leram um texto que destaca a importância das mulheres irem à luta no mercado de trabalho, conquistar os seus direitos, se capacitar profissionalmente, saindo de uma posição de comodismo e avançar para uma qualidade de vida melhor.
 

A diretora do Departamento de Proteção Básica (DPB) da Smac, Rosane Marques, disse que o dia era especial para todos e que as diaristas teriam todo apoio necessário em mudar suas vidas com a nova profissão. Uma parte das formandas foi vestida de rosa, numa referência à Campanha Outubro Rosa de conscientização contra o câncer de mama.


O administrador da Subprefeitura, Mauricio Monteiro, disse que está feliz e orgulhoso com a parceria com a Smac. Ele afirmou que para o governo municipal, o interesse é investir no melhor dia a dia para as pessoas e suas famílias, oferecendo melhores condições de emprego com a capacitação.


A secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Glória Amorim, ressaltou que as políticas públicas de crescimento para mulher estão sendo realizadas por todas secretarias do governo municipal, destacando que a mulher é maioria na população brasileira, representando 52% desse percentual.

“O espaço está ai para ser ocupado pelas mulheres, subindo degrau a degrau. Não podemos ficar em casa assistindo novela na TV, mas buscar o mercado. O poder público no município tem muito a oferecer para este desenvolvimento com a capacitação das mulheres. Não é somente a nossa secretaria, mas todas secretarias tem muito a oferecer na política para a mulher”, comparou Glória.
 

A advogada Carolina Cunha, lembrou que com a capacitação recebida, o foco é “fazer da mulher uma pessoa propositiva, que assume posição para mudar o ambiente ao seu redor, passando a ter voz ativa, se fortalecendo para superar obstáculos, interagindo melhor com a sociedade. Noções de direitos, ética, etiqueta, segurança no trabalho foram repassadas para alunas e futuras diaristas."  
 

Dois filmes institucionais, um mostrando todos projetos que são feitos pela Secretaria Municipal de Ação Comunitária na área profissional, esportiva, social, habitacional e outro com depoimentos diversos, de instrutores dos cursos profissionalizantes e pessoas que aproveitaram a chance de capacitar, transformando a vida para melhor com uma nova profissão, foi exibido ao público no auditório da Subprefeitura.

A formanda Ângela Pereira de Jesus, 61 anos, emocionou os presentes na hora da diplomação, com o reconhecimento da importância do curso que fez. As formandas são da própria comunidade do bairro Retiro. O curso é gratuito e uma nova turma será aberta pelo Cras do Retiro no próximo ano, após encerrar o acompanhamento de três meses da primeira turma.  

Fotos: ACS/PMVR