Matérias - 06/11/2015 | 13h33m
Saúde promove campanha Novembro Azul
Volta Redonda
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR) promove a partir de quarta-feira,
Durante o Novembro Azul, que segue até o dia 30 deste mês, todas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades Básicas de Saúde da FamÃlia (UBSFs) estarão ofertando consultas médicas, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e avaliação do Ãndice de massa corporal.
No decorrer do Novembro Azul, algumas unidades estarão realizando palestras em salas de espera sobre saúde bucal, Doenças Sexualmente TransmissÃveis (DSTs) e AIDS. Além disso, haverá distribuição de materiais educativos (folders e panfletos), orientando sobre a prevenção com a saúde.
Dados do Ministério da Saúde apontam para várias causas de adoecimento e morte da população masculina, conforme a faixa etária. Em se tratando de mortalidade por doenças cardiovasculares, surgem nas estatÃsticas homens adultos e mais velhos. Nos casos de mortes por acidentes, no entanto, ou outros tipos de violência, os mais afetados são homens com idades mais jovens.
O câncer de próstata também surge como alerta quando o assunto é saúde do homem.
Esta doença, de acordo com o Ministério da Saúde, embora não seja a principal causa de morte, adquire maior expressão com avanço da idade. Nos últimos anos, cerca de 80% dos cânceres de próstata diagnosticados em Volta Redonda se referem a indivÃduos com mais de 60 anos de idade.
“É bom enfatizarmos que o objetivo não é alarmar a população, mas sim de conscientizarmos o público masculino quanto à importância do cuidado com a saúde que deve ser intensificado à medida que o indivÃduo envelheceâ€, ressaltou a secretária municipal de saúde, Marta Magalhães.
O coordenador da Ãrea Técnica de Saúde do Homem, o médico VinÃcius Soares Costa, lembrou ainda que, segundo orientações do Instituto Nacional do Câncer, os exames para o rastreamento do câncer de próstata devem ser realizados a partir de 50 anos de idade. Antes disso, estes exames são solicitados apenas para pacientes com registro de casos desta doença na famÃlia ou sintomas urinários que podem assinalar a possÃvel existência deste tipo de câncer.
TENDÊNCIA - Relatório do Ministério da Saúde aponta ainda que a população brasileira precisa investir mais em prevenção ao invés de colher o dissabor de uma vida com doença. E no quesito prevenção, segundo o mesmo órgão, o homem aparece com grande margem de desvantagem. EstatÃsticas revelam que no Brasil o homem vive em média 7,5 anos a menos que as mulheres.
Em Volta Redonda, esta realidade não é diferente: eles vivem em média oito anos a menos que as mulheres. Também em Volta Redonda, dados da Saúde Mental apontam para um número de internações de homens superior em até 3,5 vezes em relação à s internações femininas, por conta do uso de drogas lÃcitas e ilÃcitas.
