Matérias - 11/11/2015 | 08h44m
Casa da Cultura Macedo Miranda realiza conferência
Resende
A Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda realiza sexta-feira e sábado, dias 13 e
De acordo com Ângelo Tramezzino, a intenção é definir na conferência o Plano Municipal, cujas diretrizes foram discutidas durante seis reuniões e ainda através de consulta pública na segunda-feira, 9.
- É importante a participação popular, porque dentro das perspectivas do Sistema de Cultura municipal, estadual e federal, o plano e os fóruns de participação são de extrema importância para que a polÃtica cultural seja efetiva e não haja distorções e inoperância. É preciso destacar ainda a atuação do governo federal e estadual, pois pela primeira vez, conseguimos ver uma ação tão eficiente e integrada, fazendo chegar aos municÃpios os desdobramentos de uma polÃtica pública de instância superior - explicou.
A V Conferência começa sexta-feira, à s 18h30min, com credenciamento dos participantes e à s 19 horas acontece a abertura oficial pelo presidente da Fundação, Ângelo Tramezzino. Logo após, a conferencista Clarissa Semensato, Mestre em PolÃticas Sociais, pesquisadora e assessora da Coordenação de PolÃticas Culturais da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, ministrará palestra com o “Sistema Municipal de Cultura: Institucionalidade da Cultura e Democracia Culturalâ€.
No sábado, à s 8 horas tem inÃcio o credenciamento, seguido da leitura e aprovação do Regimento Interno da V Conferência. Às 9h30min serão formados grupos para discussão de eixos temáticos referentes ao Plano Municipal de Cultura.
Ao final da conferência serão eleitos os membros do Conselho Municipal de Cultura que ocuparão o cargo no triênio 2016/2019. De acordo com Ângelo, todos delegados que inscreverem até as 9 horas de sábado podem votar.
As vagas de conselheiros podem ser disputadas por cidadãos maiores de 18 anos, integrantes da sociedade civil, com domicÃlio no municÃpio, devendo apresentar os seguintes documentos: formulário de inscrição, devidamente preenchido e assinado; original e cópia de documento oficial de identificação que contenha fotografia; cópia de comprovante de endereço; e cópia de documentos que comprovem a efetiva formação/atuação do candidato no segmento cultural ao qual se inscreveu para concorrer ao pleito.
Foto: ACOM/PMR
