Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | 16:08

Matérias - 18/11/2015 | 06h37m

Festival de Danças Urbanas sucesso de público

Porto Real

O II Festival de Danças Urbanas do Programa Vem Dançar Comigo, promovido pela Secretaria de Ação Social e Habitação teve, pelo segundo ano consecutivo, sucesso de público, reunindo cerca de 200 pessoas no Ginásio Gustavo Pereira, Gustavão. Participaram diversos grupos de dança de Porto Real, Quatis, Resende e Barra Mansa. A mostra contou com apresentações de Hip Hop, Breaking, Stiletto, Street Dance e Jazz. Foram 24 apresentações de dez grupos diferentes compostos por crianças, adolescentes e adultos de três a 30 anos.

“Todo trabalho de mais um ano está sendo exibido nessa ocasião. É uma iniciativa que dá certo. Por trás desse programa temos a intenção de tirar os jovens das ruas e oferecer uma oportunidade de profissão a eles. São 15 anos mostrando outra perspectiva de vida a esses alunos”, disse o coordenador do Programa Vem Dançar Comigo, Leonardo Odilon de Novais.

A dona de casa que mora no Freitas Soares, Maria de Lourdes da Silva, tem três filhos participantes do programa e considera extremamente benéfico para eles. “Desde que entraram para o programa há alguns anos notei eles mais focados na vida e nas responsabilidades. Lá eles aprendem além de dançar, a respeitar o próximo, o valor das atividades, enfim, a viverem de uma forma melhor”.

Participante pelo segundo ano do Festival, o integrante de um grupo de dança de Quatis, José Irineu Oliveira Jr., considera o evento promovido pela secretaria uma grande oportunidade. “Além de ter sido maravilhoso possibilitou mostrar meu trabalho, minha paixão. Acho que o público presente pode perceber que através da dança e atividades que nos fazem bem, podemos crescer, desenvolver nossos talentos e chegar onde queremos”.

Para o dançarino de Hip Hop de um grupo de Resende, Pedro Henrique de Abreu, poder incentivar pessoas com sua interpretação é fascinante. “Fazer parte de um momento que leva um motivo tão nobre como nessa Mostra de Dança, é sensacional. Iniciativas como essa é que fazem a diferença e proporciona a muitos jovens a construção e realização de um sonho”.

A participante de grupo de dança de Barra Mansa, Kristielly Assis, vê na dança sua melhor maneira de viver. “A dança é tudo pra mim. A escolha desse rumo para minha vida fez despertar noções e sentimentos sobre o mundo que antes eu não tinha. Sentimentos bons que em oportunidades como nesse festival me permite mostrar”, disse satisfeita.

Fotos: DCS/PMPR