Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 15:15

Matérias - 18/11/2015 | 06h55m

Seminário debate educação para surdos

Resende

A Secretaria Municipal de Educação, realiza quarta-feira, 18, de 8 às 17 horas, o Seminário “Educação Bilíngue para Surdo: Avanços e Perspectivas no Sul do Estado do Rio de Janeiro”. O evento acontece no auditório da Associação Educacional Dom Bosco, na Morada da Colina, e comemora os 25 anos da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio.
 

Após abertura do Seminário com a participação de autoridades, começam as palestras a partir de 10 horas. Os temas debatidos serão “A importância da Família na Educação do Filho Surdo”, “A Formação Bilíngue do Profissional Ouvinte na Educação do Surdo”, “Experiências como Intérprete em Diferentes Setores da Sociedade” e “A Importância da Educação Bilíngue para a Autonomia do Surdo”.

Entre os convidados estão os professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) Adilson Mangarão e Tânya Amara Felipe, além de profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (APADA) de Volta Redonda, da Man Latin America, do Centro Universitário de Barra Mansa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pedagogos, intérpretes e instrutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da região.

Às 15h30min, acontece uma apresentação cultural e artística, quando professores de jiu-jitsu, informática, educação física e artes falarão sobre experiências e trabalhos desenvolvidos na educação de surdos. O Seminário é aberto ao público e a programação completa está disponível no link: http://www.resende.rj.gov.br/educacao/mais/


- No estado do Rio existem duas escolas com atendimento educacional especializado para alunos surdos. Uma é a nossa e a outra em Angra dos Reis. Por isso, temos que comemorar os 25 anos dessa unidade, divulgando seu trabalho e trazendo todos segmentos para um debate com a participação dos pais - frisou o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.


A Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio tem 34 alunos matriculados, sendo que da educação infantil ao 5º ano os estudantes recebem um atendimento específico para deficiente auditivo. Do 6º ao 9º ano é oferecido atendimento para alunos surdos e ouvintes.

A unidade conta com o Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo (CEDEAR), que presta serviços de terapias fonoaudiológicas, atendimento psicológico, atendimento educacional especializado, oficina de Libras para comunidade, entre outros.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Altamiro O’Reiley, 756, bairro Alvorada, com turmas de manhã e à tarde.

 

Curso de Libras - Recentemente, 22 professores receberam diplomas de conclusão do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Eles aprenderam sobre o vocabulário básico, gramática, conversação e alfabeto em Libras. O objetivo da formação foi aumentar o número de profissionais com conhecimento da língua nas escolas regulares para viabilizar a educação inclusiva no município.

Foto: ACOM/PMR