Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 11:53

Porto Real - 30/11/2015 | 06h31m

Trenzinho alegra idosos em Porto Real

Porto Real

Emoções à flor da pele num resgate histórico, como uma verdadeira volta ao passado. São 50, 60, mais de 70 anos de muita história para contar. Foi esse ambiente que dominou a memória dos integrantes do Grupo Nova Geração da Melhor Idade durante passeio com o Trenzinho da Alegria Hú Tererê pelas ruas do município.  Eles conheceram pontos turísticos como a Mina Dom Pedro e o Pólo Industrial, lembraram histórias do passado e destacaram o crescimento da cidade.

O senhor João Ferreira de Carvalho, tem 66 anos, mora no bairro Freitas Soares e é o mais novo integrante do grupo.

“Acabei de entrar para o Nova Geração. Fico muito emocionado em passear por esta cidade a qual passei quase toda minha vida. Tudo cresceu muito nesses 36 anos que moro aqui”.


“Nasci e fui criada em Porto Real. Tenho orgulho de minha cidade. Sou mãe de seis filhos, tenho três netos e 10 bisnetos. Fico feliz em ver o progresso chegando. O futuro pertence a Deus. Eu vivo tudo que tenho para viver e aproveito quando posso participar desses passeios”, disse a aposentada, Marina de Carvalho, 74 anos, moradora do Centro.


Sebastião Ribeiro da Silva tem 78 anos é morador do bairro Village. Ele relatou que adora passear e esteve até no interior de São Paulo com o grupo.

“Moro aqui há dois anos. Gostei de ver a área agrícola e os lugares onde nunca fui. O passeio foi bom demais. Estive também em Aparecida e em Campos de Jordão”.


“Moro aqui há mais de 50 anos. Fico muito emocionada em relembrar como era essa cidade. Muita coisa mudou. Porto Real é um lugar lindo e muito tranquilo para morar”, considerou Luiza de Carvalho, 78 anos, moradora do bairro Ettore.


A coordenadora do grupo, Cláudia Rezende, afirmou que o passeio foi uma volta às origens.

“O trenzinho trouxe a eles uma sensação de volta ao passado, um resgate às origens de cada um deles. Eles se sentem mais vivos e valorizados”.


“O passeio é parte de uma metodologia que proporciona lazer, alegria e integração a cada um dos usuários do programa. Muitos deles não conheciam alguns pontos do município e essa foi uma ótima oportunidade”, destacou a secretária de Ação Social e Habitação, Laura Rezende.


Fotos: DCS/PMPR