Angra dos Reis - 18/12/2015 | 06h59m
Defesa Civil de Angra entra em alerta
Angra dos Reis
Por causa do alto Ãndice pluviométrico das últimas horas, a Defesa Civil do municÃpio está em alerta. O bairro que mais preocupa a instituição é o Camorim Pequeno, onde choveu mais de 70mm nas últimas horas. O limite para acionamento de sirene daquele bairro é de 100mm em 24 horas. Quinta-feira, 17, equipes de monitoramento e engenharia realizaram vistorias em diversos bairros.
Outros bairros que têm alto Ãndice pluviométrico são Serra D’Ãgua (90mm); Marinas (80mm); Sapinhatuba III (80mm) e São Bento (21mm). Esses, junto com o Camorim Pequeno, estão sendo vistoriados por quatro equipes.
- Os engenheiros estão nos bairros observando o solo e possÃveis movimentos de massa. A equipe do Centro de Gerenciamento de Operações (CGO) está monitorando os pluviômetros e sirenes, para que os equipamentos estejam funcionando plenamente. Feito isso, é importante os moradores, principalmente do Camorim Pequeno, ficarem atentos à s orientações da Defesa Civil via SMS e, caso o acumulado aumente, via sirene - frisou o secretário Marco Oliveira.
Angra dos Reis tem 20 blocos de sirenes instaladas em parceria com o governo estadual, em locais com áreas de risco de deslizamento. O municÃpio também conta com 29 pluviômetros automáticos e 15 semi-automáticos, que também estão sendo vistoriados, instalados em parceria com o governo federal. Além disso, a Defesa Civil acompanha a evolução das chuvas em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao governo federal.
Foto: SSC/PMAR
