Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 08:54

Matérias - 18/12/2015 | 07h04m

Saúde inaugura UBSF no bairro 249

Volta Redonda

O entorno do bairro 249 ganhará sexta-feira, 18, às 19hs, um grande investimento na Saúde: a inauguração da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Mercês Maria Portela, a unidade, na Avenida Europa, principal do bairro, foi totalmente reconstruída e ampliada, com um investimento de R$ 1.131.033,22.

A unidade atenderá os bairros 249, Jardim Ponte Alta e Avenida Europa, totalizando uma população de aproximadamente 8 mil pessoas. A população terá uma unidade com nova ambiência, climatizada, uma sala de hidratação e um auditório para 60 lugares - o Auditório Ernesto Moacir Ribeiro de Castro.

Com a implantação da nova UBSF, a comunidade será cadastrada, receberá visita domiciliar permanente pelos membros da equipe e participará de grupos voltados às áreas do idoso, da criança e da mulher, priorizando ações de vigilância, prevenção e promoção à saúde.


A nova unidade terá no primeiro pavimento uma sala de espera, recepção de prontuários, farmácia, sanitários masculino e feminino (adaptados para Portadores de Necessidades Especiais), salas de vacina, observação, nebulização, coleta, curativo e esterilização, além de seis consultórios médicos. Para acesso ao segundo pavimento, o prédio conta com elevador.


No segundo pavimento, a nova UBSF terá um auditório com palco, dois depósitos, almoxarifado, vestiários masculino e feminino, cozinha, salas de gerência, coordenação e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), sanitários masculino e feminino, e um pequeno pátio descoberto. A área total construída é de 697,73 m². A unidade fica na Avenida Europa, 700.

 

ATENDIMENTO - A UBSF 249 terá duas equipes de Saúde da Família, integradas por dois médicos generalistas, um enfermeiro gerente, um enfermeiro assistente, um assistente administrativo, um auxiliar de serviços gerais, um recepcionista, oito agentes Comunitários de saúde (em processo de contratação pelo processo seletivo público para o Programa de Saúde da Família).

Serão oferecidos os serviços de acolhimento; coleta de exames; vacina; atendimento: clínico, ginecológico, pediátrico e enfermagem, pré-natal, prevenção do câncer ginecológico e mama; dispensação de medicamentos; curativos; teste do pezinho; coleta de sangue; nebulização; aferição de pressão arterial e glicemia; vacinas; visitas domiciliares; grupos educativos e marcação de consultas/ exames para especialistas.

Fotos: ACS/PMVR