Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 08:44

Resende - 21/12/2015 | 15h32m

Resende recebe título de Cidade Sustentável

Resende

O projeto de gestão ecológica de resíduos realizado na região de Visconde de Mauá deu a Resende o prêmio Estrada Sustentável - Melhores Práticas em Gestão de Resíduos Sólidos, promovido pela concessionária CCR Nova Dutra através do programa Estrada Sustentável em parceria com a AGEVAP (Associação Pró-Gestão das Águas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul).

O município foi reconhecido no quesito Resíduos Domiciliares. Ao todo, 33 municípios situados às margens da rodovia foram avaliados e apenas cinco saíram vitoriosos - entre eles Resende, único representante do estado do Rio de Janeiro.

Além de Resende, foram vencedoras as cidades de Guaratinguetá, em Resíduos de Limpeza Urbana; Guararema, em Resíduos Perigosos; Jacareí em Resíduo de Saúde/Hospitalar e São José dos Campos no quesito Resíduos da Construção Civil. Foram selecionadas as iniciativas públicas de maior destaque, pontuadas por critérios como replicabilidade, detalhamento do projeto e inovação.

De acordo com o presidente da Agência de Meio Ambiente do Município de Resende (AMAR), Wilson Moura, a cidade recebeu destaque principalmente pelo projeto de gestão ecológica de resíduos realizado na região de Visconde de Mauá, no qual se integra a atividade de compostagem orgânica - transformação de resíduos sólidos em adubo.

- É um projeto simples, mas que tem dado resultados. A comunidade aderiu bem à idéia, por ter contato direto com a questão do meio ambiente. Estamos implantando o mesmo projeto dentro das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), o que mostra que estamos no caminho certo - avaliou Wilson.

Em Mauá, os trabalhos começaram individualmente por parte dos moradores, ainda em 2009, com a implantação da coleta seletiva. Com a medida, a população conseguiu reduzir em 6% a quantidade de lixo que era encaminhada para o aterro sanitário de Bulhões.

Os municípios vencedores foram premiados com troféus e os projetos comporão o Guia de Melhores Práticas, editado e publicado pela organização da iniciativa.

Foto: ACOM/PMR