Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 08:50

Matérias - 04/01/2016 | 11h00m

Alagamento atinge Parque Mambucaba

Angra dos Reis

A Defesa Civil do município não registrou nenhuma ocorrência grave em decorrência da chuva do final de semana. Mesmo assim, segue em Alerta, orientando os moradores e vistoriando as áreas com alto índice pluviométrico. O bairro mais afetado foi o Parque Mambucaba, devido ao transbordamento do Rio Mambucaba na noite de sábado, 2. No momento, a maré está baixa, mas a água ainda não foi totalmente escoada de ruas e casas. Cerca de 250 residências foram atingidas, principalmente na região do Residencial Paraíso.

Outro bairro que inspira cuidado é o Frade e Sertãozinho do Frade. Nesses dois pontos foram registrados mais de 160 mm de chuva nas últimas 24 horas. O protocolo de acionamento de sirene para os bairros com risco de deslizamento é o índice de 100 mm em 24 horas. Por isso, as sirenes de ambos bairros foram acionadas e os moradores foram para o ponto de apoio: Escola Municipal Frei Bernardo.

- A preocupação é com o acumulado e com a previsão de mais chuva para as próximas horas. Temos equipes vistoriando cada um desses bairros, mas é importante que a população siga as orientações da Defesa Civil via SMS e sirene. Somente assim conseguiremos fazer nosso trabalho com excelência - frisou Marco Oliveira, secretário de Defesa Civil, salientando que a chuva do final de semana aconteceu em decorrência do El Niño.

Desalojados

Nesse momento, das 40 pessoas que foram para o ponto de apoio pela manhã, somente cinco permanecem. As demais foram para casa de parentes e amigos. O ponto de apoio do bairro fica na Associação de Moradores. Os 13 moradores que estavam no ponto de apoio do Frade, que fica na Escola José Luiz Reseck, foram para casa de amigos e parentes. No Parque Mambucaba, 27 pessoas permanecem na Escola Municipal Frei Bernardo. Alguns moradores resolveram esperar em casa de parentes e amigos.

 

OCORRÊNCIAS

Desde a noite de sábado, 2, a Defesa Civil acionou as sirenes dos bairros do Frade, Sertãozinho e Santa Rita, entretanto nenhuma ocorrência grave foi registrada, somente um pequeno deslizamento numa área do Frade na noite de sábado, dia 2, que havia sido interditada pela Defesa Civil.

Outra ocorrência da noite foi a queda de bloco de pedra antes do segundo túnel da Rodovia Saturnino Braga (RJ-155). O Departamento Estadual de Estradas de Rodagem foi avisado durante a madrugada de domingo, 3, e o trânsito flui em meia pista. No KM 8 uma barreira também caiu interditando parte da pista.

Até o momento, os pluviômetros registraram nas últimas 24h, 119 mm de chuva na Santa Rita e 160 mm de chuva no Frade e Sertãozinho, que são bairros onde existem sirenes para risco de deslizamento de terra. A previsão dos principais institutos de meteorologia é de que a chuva continue, por isso, os pontos de apoio não serão desmobilizados e a Defesa Civil continuará em alerta. A instituição atende pelo telefone 199.

Fotos: SSC/PMAR