Sexta-feira, 29 de agosto de 2025 | 13:44

Itatiaia - 20/01/2016 | 08h44m

Itatiaia instala pluviômetros digitais

Itatiaia

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) instalou dois pluviômetros digitais na última semana no município.

A instalação aconteceu através de convênio com a prefeitura. Um aparelho foi instalado na sede da Defesa Civil, no terminal rodoviário e outro acima da Cachoeira do Escorrega, em Maromba.

- Com os pluviômetros, vamos saber em tempo real a quantidade de chuva, poder alertar moradores e mandar as equipes aos locais de risco, podendo evitar maiores danos já que vamos saber com exatidão qual é a situação -, disse o diretor da Defesa Civil, Renato Henriques, acrescentando que o órgão está trabalhando para trazer mais três aparelhos para a cidade assim que possível.

Moradores terão acesso aos dados dos pluviômetros através do site cemaden.gov.br

Para verificar basta ir no item PRODUTOS > Acesse os produtos > Estações > Pluviômetros Automáticos e digitar o nome da cidade na busca. Os pluviômetros aparecerão no mapa. Basta clicar no círculo correspondente para abrir os gráficos.

Reunião cria grupo para atuar em ocorrências

Para fortalecer o trabalho realizado pelas equipes da prefeitura, a Defesa Civil realizou na manhã de terça-feira, 19, reunião com secretários e representantes do Gabinete do prefeito, das Secretarias de Obras, Meio Ambiente, Educação, Turismo, Ordem Pública, Assistência Social, Planejamento e da Administração de Maromba/Maringá para formar um grupo de trabalho.

Segundo Renato, o objetivo é auxiliar a população de forma mais integrada e incluir mais pessoas no atendimento das ocorrências. “Definimos quais estão sendo os procedimentos tomados por cada setor. No caso de vir mais chuva, os lugares mais críticos são a Vila Esperança e Vila Niterói, África, Jambeiro e Vale do Ermitão. Estamos em alerta.”

A Defesa Civil está cadastrando voluntários para o órgão. Para se inscrever, basta ir à sede, no Terminal Rodoviário. Informações obtidas pelo telefone (24) 3352-1151.


Fotos: AEC/PMI