Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 09:08

Porto Real - 01/02/2016 | 13h05m

Porto Real sedia Conferência de Direitos Humanos

Porto Real

O Horto Municipal foi sede da I Conferência Regional de Direitos Humanos da Região das Agulhas Negras, que reuniu representantes dos conselhos relacionados aos direitos humanos dos seguintes municípios: Porto Real, Quatis, Itatiaia e Resende. Estiveram presentes a prefeita Cida, a secretária e o subsecretário de Ação Social e Habitação, respectivamente, Laura Rezende e Antonio Sebastião da Silva, o secretário de Governo, Augusto Serfiotis e a representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Direitos Humanos, Carmelita Lopes.

O evento trouxe o tema: Afirmação e Fortalecimento da Democracia. A I Pré-Conferência, que teve como tema central “Direitos Humanos para Todos e Todas”, trouxe os seguintes eixos de discussão: participação política, controle social das políticas públicas de direitos humanos, liberdade de expressão e direitos à comunicação, educação em direitos humanos e pacto federativo e responsabilidades institucionais.

O objetivo foi apresentar estratégias e competências de cada nível governamental e elaborar propostas e moções relacionadas aos direitos humanos.

“Agradeço a todos representantes dos municípios que se envolveram na realização desta conferência que é de tamanha importância para discussão sobre os direitos humanos na região. É necessária essa sensibilização por cada parte envolvida nesse evento que traz à tona assuntos de tão grande relevância social”, declarou a representante da Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Direitos Humanos, Carmelita Lopes.

Alexsandra Beltrão é representante da Comissão Organizadora da Conferência Regional de Direitos Humanos de Porto Real. Ela disse que o evento também é a Pré-Conferência Municipal sobre o assunto e disse que o objetivo é impulsionar políticas públicas.

“Precisamos dar vazão às propostas que valorizem políticas públicas de assistência aos direitos humanos. Essa intermunicipalidade fortalece os laços e aprimora as propostas que visam melhorias significativas à população”.

O secretário de Governo, Augusto Serfiotis, destacou que ainda existe muita dificuldade quando se trata do tema direitos humanos, mas que o governo luta para que essa assistência pública seja fortalecida ainda mais.

“Assegurar os direitos sociais é mostrar nosso comprometimento como governo em manter e promover melhorias e trazer à pauta social a importância dessa discussão. Estamos semeando frutos que serão colhidos adiante, e que, com toda certeza, têm extrema relevância social”.

“Os exercícios da cidadania e da democracia abrangem todos segmentos da sociedade, dando vez, voz e direito a todos. Gostaria de agradecer à prefeita Cida pelo empenho e ainda pela dedicação de todos envolvidos. Aproveito para dizer que estamos em fase de mudança do nome da secretaria. Passaremos a ter a seguinte nomenclatura: Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. Esse é mais um passo importante para o fortalecimento de nossas políticas. Gostaria de ressaltar que cada proposta aqui aprovada contribui para garantia e luta pelos direitos de cada segmento da sociedade”, enfatizou a secretária de Ação Social e Habitação, Laura Rezende.

Foto: DCS/PMPR