Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 06:07

Matérias - 14/03/2016 | 11h53m

Escolas realizam campanha de combate ao Aedes

Três Rios

As unidades da rede municipal de ensino do município estão mobilizando alunos, familiares e comunidade para conscientização e promoção do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Desde o início do ano letivo, as escolas estão desenvolvendo atividades relacionadas ao tema.

Com apoio da Rede Municipal de Saúde, cerca de 12 mil alunos das 37 unidades da rede municipal participaram da Semana Saúde na Escola, que teve como tema "Prevenção de Dengue, Zika e Chikungunya". O encerramento da mobilização aconteceu sexta-feira, 11, quando todas unidades realizaram atividades no Dia D.

Participaram das ações os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio da rede municipal. Entre as atividades estão distribuição de panfletos educativos, realização de palestras, exibição de vídeos educativos, estudo de textos informativos, confecção de faixas e cartazes, passeatas, entre outras.

Estudantes se mobilizam no projeto com criatividade

Na Escola Municipal Américo Silva, os alunos construíram mosquitérios (armadilha para mosquito) e distribuíram para comunidade local, além de confeccionarem maquetes comparando o meio ambiente sujo e propício aos focos da doença e outro limpo.


Na Escola Santa Luzia, um dos destaques foi a produção do repelente natural e seus resultados.


Na Escola Estadual Municipalizada Luther King, os professores, em parceria com o PSF de Moura Brasil, prepararam e encenaram uma peça teatral sobre o assunto. Após a peça, os alunos tiraram suas dúvidas com os profissionais e depois participaram de uma panfletagem pelas principais ruas do bairro.

Cada disciplina da base curricular da rede municipal de ensino Rios tem atividades específicas para conscientização e combate ao mosquito. Na disciplina de Matemática, por exemplo, os professores estão utilizando estatísticas das três doenças a nível de município, estado e Brasil e na disciplina de Língua Portuguesa, os alunos elaboram folders para prevenção dos focos do mosquito.

Segundo a Secretaria de Educação, as ações de conscientização continuarão nas próximas semanas em toda rede municipal de ensino.


Fotos: SC/PMTR