Angra dos Reis - 23/03/2016 | 06h33m
TurisAngra discute ordenamento náutico na Ilha Grande
Angra dos Reis
A convite da Organização para Sustentabilidade da Ilha Grande (Osig), o presidente da Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra), Klauber Valente, esteve na Vila do Abraão, na Ilha Grande, para esclarecer e debater os efeitos do decreto de ordenamento do turismo náutico, em vigor desde o final do mês passado no municÃpio. A reunião do Fórum de Turismo da Ilha Grande contou ainda com a presença de representantes do Angra Convention & Visitors Bureau.
O presidente da TurisAngra esclareceu as razões que levaram à edição do decreto 10.048/2016 e a importância da participação empresarial neste momento de cadastramento das agências que atuam nesta área.
- Estamos saindo de uma situação em que não havia informação, ou havia pouca, para um retrato das agências e empresas que atuam com o turismo náutico no municÃpio, inclusive na Ilha Grande. O passo seguinte, após esse diagnóstico real, é dimensionar os esforços de fiscalização e mesmo o controle dos serviços oferecidos. Neste momento inicial, por isso mesmo, a participação dos empresários e empreendedores é fundamental - explicou Klauber.
O decreto de ordenamento do turismo náutico foi publicado em fevereiro e estabelece prazo de dois meses para que todos operadores do setor apresentem-se à prefeitura, através da TurisAngra. Foram criadas também condições mÃnimas para que essas empresas possam ter o seu cadastro efetuado e estejam aptas a usarem cais públicos na cidade.
A Ilha Grande, dada sua complexidade e a enorme quantidade de empresas que atuam nesse segmento, representa um desafio ainda maior para a implantação das normas sugeridas. A elaboração do decreto foi precedida de amplo debate com empresários, sob a supervisão do Sebrae, seja no âmbito da Câmara Técnica do Turismo Náutico, seja no Conselho Municipal de Turismo.
Durante o encontro no Abraão, também foram debatidos outros temas além do decreto, como o turismo em navios de cruzeiro, a questão do saneamento ambiental na ilha e a necessidade de investimentos em infra-estrutura. Alguns temas estão sendo discutidos de forma direta no âmbito das ações do Grupo de Trabalho da Ilha Grande (GT).
Informações sobre o decreto e sobre o projeto de ordenamento do turismo náutico em Angra dos Reis, estão disponÃveis no endereço eletrônico [email protected] ou pelo telefone (24) 3367-7518 e o site da Fundação (angra.rj.gov.br/turisangra) onde estão detalhadas todas etapas do projeto.
Fotos: SSC/PMAR

