Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 00:55

Matérias - 30/03/2016 | 11h25m

Alevinos chegam à unidade demonstrativa do Bananal

Angra dos Reis

A Secretaria de Pesca e Aquicultura da prefeitura iniciou os trabalhos na Unidade Demonstrativa da Ilha Grande de criação de Bijupirá. Para dar início ao processo, os técnicos da pesca trouxeram de Ilhabela, litoral de São Paulo, na última semana, mil alevinos do peixe, que passarão por um processo de engorda e servirão como base para capacitação de maricultores e piscicultores do município.

A unidade demonstrativa, que funciona na enseada da praia de Bananal, é um projeto da Secretaria de Pesca em parceria com o Ministério da Pesca. Os órgãos governamentais se uniram e muniram a unidade de recursos financeiros para compra de equipamentos que vão desde tanques-redes e hidrolavadora até uma balsa totalmente automatizada. O convênio tomou uma amplitude tamanha que deu à unidade demonstrativa o status de escola de maricultura.

- Lá poderemos reunir as pessoas interessadas em aprender sobre o ramo da maricultura, que terão toda estrutura necessária para se capacitar e encontrar nessa atividade uma fonte de renda complementar com o potencial de ser a principal fonte de sustentação de suas famílias - analisou Marcelo Lacerda, gerente de Maricultura.

Marcelo também lembrou que qualquer pessoa pode procurar a secretaria e se inscrever para participar da capacitação. Ele lembra que a pessoa não precisa ser moradora da ilha ou possuir um barco para poder desenvolver a atividade. O principal é o local para o cultivo dos peixes, que a princípio parece ser um complicador, mas não é. A própria secretaria orienta o maricultor durante o processo de licenciamento de área para o cultivo.

A unidade demonstrativa também conta com apoio da Associação dos Maricultores da Baia da Ilha Grande (Ambig), que reúne profissionais do setor que também estão aptos para contribuir com a capacitação dos novos maricultores. Um termo de cooperação técnica foi assinado entre a prefeitura e a Ambig, que será quem fará a gestão dos alevinos que chegaram de Ilhabela.

A secretaria está determinada a ampliar o número de maricultores e para isso tem em mente a capacitação dos professores das escolas existentes entre o Bananal e Araçatiba, para que eles sejam multiplicadores das informações sobre maricultura para seus alunos. A proposta também é levar os estudantes para conhecer a unidade demonstrativa e despertar a vontade de trabalhar com o bijupirá.

- O trabalho na unidade demonstrativa é constante. Nós sabemos do potencial deste ramo e temos em Angra todas condições naturais para desenvolvê-lo, por isso o nosso desejo de incentivar a adesão do maior número de pessoas possível. Vamos nos próximos dias discutir com a secretaria de Educação o projeto envolvendo os professores e os alunos - concluiu Marcelo Lacerda.

A Fundação Instituto de Pesca (Fiperj) também é parceira da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura no desenvolvimento da unidade demonstrativa do Bananal.

Fotos: SSC/PMAR