Matérias - 31/03/2016 | 08h08m
Programa Rio Rural chega a Pinheiral
Pinheiral
Beneficiar 48 mil agricultores familiares residentes em 366 microbacias de 72 municÃpios do estado. Este é o principal objetivo do Programa Rio Rural, aderido pelo municÃpio e apresentado aos produtores da tarde de quarta-feira, 30, na Escola Municipal Miguel Barbosa Junior. Durante o evento, uma equipe do escritório local da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) em Piraà elucidaram o projeto aos participantes. Na ocasião, os técnicos Leonardo Bertuci e Thalita CecÃlia da Silva falaram da sua importância para o municÃpio, sua abrangência, etapas do processo e condições para participar.
Assim como o Governo Municipal tem feito nos últimos anos, o Rio Rural busca resgatar a auto-estima e dignidade do produtor, estimulando o aumento de renda, elevando o empoderamento da comunidade rural e promovendo a melhoria da competitividade da agricultura familiar.
Os principais beneficiados são os agricultores, que passam a receber subsÃdios técnicos e financeiros para adoção de boas práticas e são estimulados pelo programa a se tornarem protagonistas do processo de desenvolvimento, desde o planejamento das ações até o monitoramento e avaliação de resultados.
O engajamento dos atores locais e o incentivo à organização comunitária são a base do trabalho, conciliando a inclusão socioeconômica com a conscientização ambiental, através do uso de tecnologias sustentáveis.
Rio Rural
O Programa Rio Rural tem como desafio a melhoria da qualidade de vida no campo, conciliando o aumento da renda do produtor rural com a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais. Para atingir este objetivo, desenvolve uma estratégia de ação com as comunidades que vivem nas microbacias hidrográficas, espaços geográficos delimitados pela rede hÃdrica (nascentes, córregos, rios, aquÃferos etc).
O programa incentiva a adoção de sistemas produtivos sustentáveis, com técnicas mais eficientes e ambientalmente adequadas. Até 2018, serão investidos US$ 233 milhões em ações de desenvolvimento.
Executado pela Superintendência de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (SEAPEC), o Rio Rural possui financiamento do Banco Mundial e apoio da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). As atividades do programa envolvem uma ampla rede de parceiros, que inclui entidades do poder público, ONGs, empresas e centenas de organizações rurais.
Fotos: ASCOM/PMP


