Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 03:02

Angra dos Reis - 06/04/2016 | 08h15m

Vacinação contra HPV disponível em Angra

Angra dos Reis

Meninas de 9 a 13 anos podem procurar as salas de vacinação no município para receber a dose contra o HPV. A campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, segue até 15 de abril. A dose pode ser encontrada nos postos de saúde durante todo o ano, em 36 salas de vacina do município.

A meta deste ano é vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos de idade, público-alvo da campanha, sendo que a imunização é feita em duas doses injetáveis: a primeira, de preferência, nos meses de março ou abril; a segunda, seis meses após a primeira.

A vacina utilizada pelo governo brasileiro é a quadrivalente e confere proteção contra os subtipos 6, 11, 16 e 18, principais responsáveis por casos de câncer de colo de útero e verrugas anogenitais.

A orientação da pasta é que meninas de 10 a 13 anos que ainda não receberam a dose ou que não completaram o esquema vacinal também sejam imunizadas durante a campanha de mobilização. A proteção, segundo o ministério, só é conferida se todas doses forem aplicadas.

Meninas e mulheres, na faixa etária de 9 a 26 anos, vivendo com HIV ou aids, também devem ser vacinadas. Neste caso, o esquema vacinal consiste em três doses - a segunda é administrada dois meses depois e a terceira, após seis meses. Dados do ministério apontam que cerca de 59 mil mulheres de 15 a 26 anos vivem com HIV ou aids atualmente no país.

A vacina está disponível nas seguintes unidades de saúde: Areal, Balneário, Banqueta, Belém, Boa Vista, Bracuí, Camorim, Camorim Pequeno, Campo Belo, Cantagalo, Caputera, CEM Centro, CEM Jacuecanga, CEM Monsuaba, Encruzo, Frade 1 e 2, Frade 5, Frade Constância, Gamboa do Belém, Hospital de Praia Brava, Marinas, Morro da Caixa D‘Água, Morro da Cruz, Morro da Glória, Morro do Santo Antônio, Nova Angra, Parque Mambucaba (1, 2, 3, 4, 5 e 6), Petrobras, Portogalo e Vila Histórica.


Foto: Divulgação