Terça-feira, 1 de julho de 2025 | 03:07

Matérias - 18/04/2016 | 06h39m

Pinheiral começa vacinação de H1N1 dia 18

Pinheiral

Foi antecipada a campanha de vacinação contra gripe H1N1 no município para alguns grupos de risco, de acordo com a secretaria municipal de Saúde. A partir de segunda-feira, 18, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, gestantes e pacientes renais crônicos podem procurar o módulo mais próximo para receber a imunização. A vacina será oferecida gratuitamente em postos de saúde e apenas para pessoas que se encaixam nesses grupos de risco.

No dia 30 de abril terá início a campanha nacional e as doses serão ampliadas para pessoas acima de 60 anos; trabalhadores da saúde; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade; povos indígenas; e também pessoas portadoras de doenças crônicas ou portadoras de outras doenças clínicas especiais.

De acordo com Adriane Garcia, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, a prevenção ainda é a iniciativa mais importante.

“Prevenir ainda é o melhor remédio. Orientamos que a população lave as mãos com frequência, utilize álcool em gel, evite levar as mãos na boca e nariz, prefira ambientes ventilados, não fique em locais com grande aglomeração, mantenha janelas abertas”, recomendou.

A gripe H1N1 é uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010.

De acordo com Flávia Carvalho, coordenadora da Atenção Básica, os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma.

“A pessoa apresenta febre acima de 38ºC, tosse e dificuldade respiratória, acompanhada ou não de dor de garganta, ou de manifestações gastrointestinais, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações. O problema da gripe H1N1 é que ela pode levar a complicações de saúde muito graves, podendo levar os pacientes até mesmo à morte”, esclareceu.

Informações podem ser obtidas no Departamento de Vigilância pelo telefone (24) 3356-2328.


Banner: ASCOM/PMP